sábado, 23 de fevereiro de 2013

ESTADO OFERECE GRADUAÇÃO A PROFESSORES

Professores poderão ser capacitados 


Prefeitos e gestores de educação 
reuniram-se em Belém para obterem 
conhecimentos sobre o plano de formação 
para professores da rede pública 

FONTE – AGÊNCIA PARÁ 

Gestores de 53 municípios de várias regiões do estado, representantes do Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente do Pará (Parfor) e de instituições ligados ao setor educacional, participam do IX Encontro de Prefeitos e Secretários de Educação, que encerrou-se nesta sexta-feira, 22, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, com a 36ª Reunião Ordinária do Parfor. 

O objetivo do encontro é sanar as dúvidas dos gestores em relação ao plano, apresentar os sistemas e programas de formação inicial e continuada dos profissionais em educação, proporcionar o compartilhamento das diretrizes nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais, sociabilizar os resultados da avaliação do Parfor e subsidiar a atualização do plano estratégico de formação. 

Atualmente, cerca de 18 mil alunos-professores, divididos em 571 turmas das cinco instituições de ensino superior: Universidade Federal do Pará (Ufpa), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (IFPA) estão matriculados no Plano de Formação Docente do Estado do Pará (Parfor), criado em 2006, com o objetivo de formular proposições e desenvolver ações de modo a promover a melhoria da qualidade da educação básica das redes públicas de ensino. 

O plano prevê, ainda, a formação continuada dos profissionais da educação, incluindo pós-graduação (lato e estricto sensu). Até o momento já foram realizados sete processos seletivos, desde o segundo semestre de 2009, para aproximadamente 22 mil professores em 27 licenciaturas. O Parfor já formou a primeira turma de licenciatura em educação física no município de Parauapebas. O plano está presente em 143 municípios divididos em 63 polos. 

INSCRIÇÕES 

Até o dia 18 de março, professores que não tenham graduação e que estejam atuando em sala de aula nas escolas públicas paraenses podem se inscrever na Plataforma Freire em um dos 27 cursos disponíveis. As seleções são realizadas com base em alguns critérios: pré-inscrições na Plataforma Freire, aceitação das pré-inscrições pelas secretarias, critério geográfico de proximidade do município de origem em relação ao pólo. 

MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário