# O FASCISMO NADA FASCINANTE #

O Fascismo, um sistema brutal contra
o direito de organização social

A luta de classes levou ao aparecimento
do sistema político fascista baseado
na truculência e totalitarismo contra
o estado democrático de direito

INFORMAÇÕES DA INTERNET
EDIÇÃO WALQUER CARNEIRO


O Fascismo é  movimento político e filosófico ou regime (como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922), que faz prevalecer os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais e que é representado por um governo autocrático, centralizado na figura de um ditador.

O fascismo foi apresentado como partido político em 1921. Desde essa altura, a palavra "fascista" é usada para mencionar uma doutrina política com tendências autoritárias, anticomunistas e antiparlamentares, que defende a exclusiva autossuficiência do Estado e suas razões, que são superiores ao direito e à moral, fazendo uso recorrente a forças social-revolucionárias.

Quando o fascismo se estabelece no poder, aceita a presença do grande capital e se impõe de forma disciplinadora, impedindo que as organizações operárias defendam a luta de classes (sindicatos, partidos políticos).
O fascismo é caracterizado por uma reação contra o movimento democrático que surgiu graças à Revolução Francesa, assim como pela furiosa oposição às concepções liberais e socialistas.

O sistema  fascista teve a sua origem na situação de crise gerada após a I Guerra Mundial e no crescimento absorvente do movimento comunista que reunia operários ligados a associações e sindicatos, cuja organização punha em risco o poder capitalista estabelecido; nesse contexto a classe média desenvolve o comportamento fascista defendido por Benito Mussoline na Itália no início do século XX. O fascismo é um movimento político de reação violenta da classe média ao perceber  seu  espaço tomado pelos trabalhadores organizados,  criando  então  um movimento de resistência que tem o apoio da elite aristocrática.

Em 1945, com a queda dos principais estados fascistas e com a divulgação das atrocidades cometidas pelo sistema, o movimento fascista perdeu possibilidades de grandes mobilizações. Apesar disso, alguns grupos minoritários se mantiveram nos antigos estados fascistas (neofascismo).

EDITA LEGAL