QUEM FAZ A REVOLUÇÃO ?

As revoluções para avanços nascem na ação do povo

Quando o poder constituído
falha e perde a legitimidade
se faz necessário que o povo
se levante para fazer revolução

WALQUER CARNEIRO



É da natureza da sociedade humana a evolução, e diante da análise dos filósofos clássicos da antiga Grécia, a dinâmica universal das coisas, onde está inserido o ser humano, requer estética positiva, amor, harmonia, senso de moral e ética. E mais do que isso, sendo que para ser aceitável tem quer ser bom, sendo bom será belo e agradável. O contrário disso, nas coisas urdidas pela mente humana e sua interferência na natureza, causam desarmonia, gerando o feio, o rude, e o relacionamento caótico. 

De acordo com os filósofos gregos a interferência humana na natureza e no próprio proceder dos indivíduos tem quer ser procedida com inteligência, essa premissa ainda não foi refutada pela moderna filosofia. 

Além da filosofia a Grécia é o berço da democracia, e também foi lá onde nasceram todas as formas de sistema de gestão política e convivência sociais minimamente civilizadas e que são aplicadas na atualidade, e esses sistemas políticos também não estão fora da análise filosófica clássica grega cujos princípio tem que ser seguidos para que tudo tenha uma conclusão agradável, e essa sensibilidade tem que estar inerente naqueles que são designados para conduzir o sistema político aonde também está inserido o sistema cultural e econômico. 

Quando, na política, se perde essa noção filosófica do belo e bom  cria-se um desvio de comportamento de massa, e isso causa um desequilíbrio psicológico coletivo, que os gregos clássicos chamavam de variação negativa da anima, que é a força natural que interliga os seres humanos e conduz suas ações, e essa variação negativa é a chave indutora para a produção do caos, é nesse estágio que o Brasil se encontra hoje. 

Quando o governo não consegue promover mecanismos para a evolução, as massas têm que se mobilizar em ondas e forçar a evolução através da revolução. Como diz o ditado: Só quem usa sapato apertado sabe onde o calo dói. Assim um povo, uma cidade, uma nação ou uma civilização onde impera a desigualdade, miséria, violência, exploração da força de trabalho humana está totalmente contra as premissas filosóficas clássicas grega, e como estamos falando de política, ciência humana, nesta situação a tendência é a desagregação total do tecido social, e é daí que nascem as revoluções, que é a forma das massas exercer pressão para obrigar a execução das transformações, sendo que aquilo que deveria ser espontâneo e tranquilo (evolução) acaba por se tornar obrigatório e doloroso (revolução) causa feridas e deixa sequelas, todavia quando o atraso é consequência da ação de grupos humanos que se aproveitam de fraquezas de muitos indivíduos as feridas e sequelas são consequências necessárias,  porém toda a revolução é feita de forma consciente e assim os revolucionários não podem  perder de vistas os princípios da filosofia clássica grega apresentada no início do texto. 

No Brasil um grupo político representando os trabalhadores começou a governar em 2002 com o PT e partidos socialistas aliados democráticos e progressistas, desde então algumas mudanças vêm sendo efetivadas para tentar assegurar direitos necessários para as populações mais carentes, sendo que para isso é imperativo redistribuir a renda que durante séculos foi sendo concentrada nas mãos de umas poucas famílias que controlam o setor produtivo, todavia para efetuar a transferência de renda um governo tem que ter o controle do poder político, e isso o governo do PT ainda não conseguiu, pois para chegar e se manter no poder foi obrigado a fazer concessões aliando-se a grupos políticos conservadores, além disso a mobilização de movimentos populares que o PT iniciou nos anos 80 foi interrompida com a chegada de Lula no poder, essa interrupção acabou por impedir que realmente fossem feitas transformações mais profundas, pois o PT ao invés de buscar o apoio popular para fazer a revolução preferiu aliar-se ao que há de mais retrógrado na política nacional , essa estratégia está adiando a disseminação da anarquia pelo país a fora, mas diante de falta de sensibilidade para a naturalidade da condição humana, sem levar em consideração os ideais filosóficos grego, que não podem ser esquecidos porque são a base de sustentação de toda filosofia e política, não demora muito para que haja um rompimento do contrato social e seja deflagrada uma revolta que é muito pior de que uma revolução, porque esta é organizada e aquela acontece quando tudo já está fora de controle.

PREVIDÊNCIA MUNICIPAL É SEGURA?

Em Belém constatado desvio de recursos da previdência municipal 

Instituto de previdência municipal 
é uma mina de dinheiro e 
pode atrair a cobiça de 
pessoas mal intencionadas 

WALQUER CARNEIRO


Instituto de previdência próprio do município de Dom Eliseu, muitos dos leitores deste blog acompanharam a implantação desta instituição que substituiu o INSS para os servidores públicos municipais, e para a implantação desta previdência social em Dom um projeto de lei foi enviado à câmara municipal para a apreciação dos vereadores. O projeto tramitou na casa de leis por quase 30 dias e recebeu críticas tanto de vereadores de oposição, como Daniel Andrade (PT) e Genilson Cavalcante (DEM), como também de vereador da situação como a vereadora Claudia Machevesk (PDT), além de que o Partido dos Trabalhadores (PT), capitaneado por Gaston Seviero, sob os auspícios de Eduardo da Luz, presidente do diretório do PT local, empreenderam uma cruzada na mídia local e nas comunidades e categorias de trabalhadores contra a instituição do IPSENDE . 

Os principais argumentos contrários a implantação do IPSEMDE - Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Dom Eliseu foi que não haveria garantia de que recursos arrecadados com a contribuição dos servidores municipais seriam realmente direcionados para os fins designados, que é a aposentadoria e tratamento de saúde, além de que os críticos argumentavam também que esses recursos poderiam ser usados indevidamente pelo gestor municipal. Todavia, mesmo com todas as críticas o implantação do IPESENDE foi aprovado em 2010 e conta com uma equipe de fiscalização que acompanha todo o processo de arrecadação e aplicação dos recursos captados através da contribuição dos servidores. 


Até agora não registro de uso indevido do dinheiro do contribuinte municipal, mas isso não quer dizer que algum ilícito não possa ser prático, há sim essa possibilidade, e um exemplo da criatividade humana para cometer mal feitos aconteceu recentemente envolvendo servidores do instituto de previdência social do município de Belém. As informações estão contidas na página do Diário do Pará ( para mais informações clique AQUI ) na internet relatando que a polícia civil de Belém deflagrou uma operação para esclarecer desvio de dinheiro da previdência municipal de Belém, supostamente efetivado por funcionário daquele instituto. Os dois funcionários são marido e mulher e trabalhavam no setor de informática de onde supõem-se que originou-se a fraude. ( Com informações de DOL)

FIM DO VOTO SECRETO NO CONGRESSO

Deputados entregarão abaixo-assinado em defesa do voto aberto

O voto secreto nas casas 
legislativas federais é obscurantista indo 
contra o caráter de transparência 
que é inerente à democracia moderna

FONTE - AGÊNCIA CÂMARA

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto, deputado Ivan Valente (Psol-SP), afirmou que será entregue na próxima semana ao presidente da Câmara, Marco Maia, um abaixo-assinado em favor da votação imediata da proposta que acaba com o voto secreto no Legislativo (PEC 349/01).

O texto foi aprovado em primeiro turno em 2006 e aguarda inclusão na pauta do Plenário para votação em segundo turno.

Pelas regras atuais, deputados votam secretamente em casos como processos de cassação de parlamentares, eleição da Mesa, análise de veto presidencial e escolha de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo Ivan Valente, é preciso que a Câmara vote a PEC com rapidez e deixe que o Senado posteriormente discuta questões polêmicas do texto, como os vetos presidenciais ou a eleição da Mesa. Para o deputado, o voto aberto precisa começar a valer já nos processos contra parlamentares envolvidos no caso Cachoeira.

Na última terça-feira (26), integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto fizeram manifestação em Plenário pela inclusão da PEC 349/01 na pauta de votações.

EDITA LEGAL