ARTE DO JALAPÃO

Obras de arte do Tocantins expostas em Dom Eliseu

Artistas do sertão do Tocantins
apresentam suas obras em exposição
itinerante e Dom Eliseu ganha
explosão de cores na Avenida JK

WALQUER CARNEIRO




A Avenida Jk, a principal de Dom Eliseu, foi adornada por cores vibrantes, quando um casal de artistas plásticos do estado do Tocantins apresentou ao público obras de arte em forma de pintura, criação de um grupo de artistas plásticos de uma tradicional família de artesãos da região do Jalapão, naquele estado central. 

O casal Jerry Tavares e Nilda Tavares, naturais da cidade de Aparecida do Rio Negro, estão em turnê por uma série de cidades do Pará com quadros dos pintores Geciel Tavares, Daniela Tavares e João Carlos Tavares. 

Os trabalhos apresentam cores fortes em traços primitivista com nuances de técnicas de histórias em quadrinhos que atraem a atenção dos passantes numa mistura de abstracionismo geométrico, ilustrações marinhas, florais, e uma série de quadros onde a tela recebe, além da tinta, outros elementos como capim de ouro sempre com a presença do circulo representando mandalas.



A exposição está acontecendo na calçada do Hotel Riam desde o dia 16. O casal Tavares iniciou a jornada por Marabá, onde fizeram alguns pontos estratégicos naquela cidade. “Nós andamos diversas regiões do Brasil, mas é no estado do Pará que o trabalho de nossa família é bem aceito pelas pessoas”, revelou Nilda acrescentando que esta é a segunda vez que apresentam quadros em Dom Eliseu. “Na primeira vez nós fomos até Altamira, e no retorno passamos por Dom Eliseu voltando para o Tocantins”, relatou ela. 

A exposição itinerante permanece em Dom Eliseu até quarta-feira (18), indo em seguida para Ulianópolis e Paragominas com destino a Bragança, e essa oportunidade de produzir e comercializar seus trabalhos se deve ao incentivo governamental. “O governo do estado está oferecendo condições para os artesãos, valorizando o povo e seu trabalho como atração turística”, considerou a artista levando em conta, também, que hoje toda a região do Jalapão atrai turistas de todos os cantos do planeta.


Jerry Tavares e Nilda Tavares

EDITA LEGAL