ATENÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DOM ELISEU

O Ministério da Educação disponibiliza programas e projetos


Visita a Caxias, premiação para
projetos de leitura,  dados do censo
escolar, adesão ao projeto de
alfabetização e planejamento de ações


FONTE: PORTAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) visitam escolas públicas de Caxias (MA), para aprimorar a gestão do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Eles vão verificar a execução do programa, esclarecer dúvidas e corrigir possíveis falhas.


As visitas ocorrem até a próxima quinta-feira, 4. Na sexta-feira, os técnicos vão capacitar os agentes envolvidos com o PDDE em Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter. O objetivo do curso é evitar erros na aplicação dos recursos, qualificar as ações e restringir a possibilidade de suspensão da transferência financeira. 

Prêmio Vivaleitura recebe inscrições 

Escolas públicas e privadas, bibliotecas e organizações da sociedade civil podem inscrever experiências de estímulo à leitura e concorrer ao prêmio Vivaleitura 2011. Conforme o regulamento do prêmio,  disponível no link no final desta matéria , podem participar nesta edição experiências que começaram em janeiro de 2009 e que serão concluídas até julho de 2011; ou projetos permanentes com indicadores de resultados. As inscrições vão até dia 10 deste mês

.Censo escolar: escolas devem enviar dados até dia 14 

Gestores de escolas públicas e privadas da educação básica têm prazo até 14 deste mês para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os dados do censo escolar. É com base nas informações do censo que as escolas recebem recursos do governo federal para diversos programas, entre eles, a merenda escolar e os livros didáticos.

Aberto prazo para adesão ao programa Brasil Alfabetizado

Os estados, o Distrito Federal e os municípios têm prazo até 4 de setembro para aderir ao programa Brasil Alfabetizado e informar ao MEC as metas de alfabetização de jovens e adultos nas áreas urbanas e rurais. Além dos alunos a serem atendidos, as secretarias de educação devem informar o número de alfabetizadores, de tradutores-intérpretes da língua brasileira de sinais (libras) e de coordenadores de turmas.    

Estados e municípios devem planejar as ações para 4 anos

O Ministério da Educação abriu o módulo do Plano de Ações Articuladas (PAR) para o período 2011-2014. É nesse módulo que as secretarias estaduais, municipais e distrital de educação devem apresentar o diagnóstico das suas redes e fazer o planejamento para os próximos quatro anos. Recursos para projetos como a construção de escolas de educação infantil e de quadras de esportes cobertas, aquisição de ônibus para o transporte escolar, formação inicial e continuada de professores devem constar do PAR para receber recursos federais. 

Para mais detalhes e inscrições nos programas e projetos clique AQUI. 

PROFESSORES DE DOM ELISEU EM GREVE

Sindicato dos professores decreta estado de greve

Melhorar as condições de trabalho
e garantias de direitos trabalhistas
são itens constantes da
pauta de reivindicação

WALQUER CARNEIRO

A coordenação do Sintepp – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará /Dom Eliseu – lançou neste dia 1° de agosto um comunicado público  infirmando que os professores das escolas públicas municipais decidiram decretar estado de greve.

De acordo com a pauta de reivindicações os professores exigem melhorias salariais e ,melhorias nas condições e locais de trabalho. Ao todo são 13 pontos de exigências da pauta apresentada  e que foi discutida ontem mesmo por uma comissão do Sintepp junto com o secretário de Educação Roque Rodrigues Filho e o prefeito Joaquim Nogueira Neto.

A decisão para a greve foi tomada em uma assembléia dos professores realizada no dia 30 de julho, na  qual os professores, por unanimidade, decidiram pela paralisação enquanto não fossem  atendidas as reivindicações da categoria.

No dia 6 a coordenação do Sintepp realizará uma assembléia geral na câmara de vereadores para expor aos professores o resultado da negociação.

Na reunião do dia 1° não ficou definido o atendimento de nenhum item da pauta reivindicada pelo Sintepp, já que a pauta é muito extensa. E de acordo com informações da secretaria de educação a partir de agora uma equipe técnica irá estudar ponto a pomto da pauta e definir o que será possível atender. 

PREFEITO RADICALIZA

 Prefeito lituano passa com tanque em carro parado em local proibido

Para coibir parada
de veículos em áreas
proibidas o prefeito
tomou medidas radicais

FONTE: MUNDO VIRTUAL C/ FOLHA DE SÃO PAULO

O prefeito de Vilna, capital da Lituânia, decidiu levar ao extremo sua campanha contra os motoristas que estacionam ilegalmente na faixa dos ciclistas.

Arturas Zuokas entrou em um veículo militar blindado e passou sem piedade por cima de uma Mercedes-Benz S-Class --que ficou completamente esmagada.

De terno e camisa, um figurino um tanto estranho para um tanque, Zuokas sorri todo o tempo.

Ele chega a cumprimentar o dono do veículo com um aperto de mão e até ajuda a varrer os cacos de vidro da Mercedes que se espalharam pela via.

A "façanha" foi filmada e editada e o vídeo foi publicado na página da prefeitura de Vilna --um forte indício de que não passa de uma ação previamente combinada.

No vídeo, ele mostra ainda outras cenas de carros de luxo que desobedecem o sinal de proibido estacionar e encerra andando de bicicleta --sempre de terno.

"Eu cansei destes motoristas que estacionam seus carros de luxo em faixas de ciclistas e de pedestres. Este tanque é uma boa ferramenta para resolver o problema de estacionamento em local proibido", diz o prefeito.

LATÃO DE LIXO PERIGOSO

Latão de lixo põe em risco a saúde do trabalhador e do transeunte

Na esquina da Avenida Jk
com a Rua Brás de Aguiar
o latão está apoiado no meio fio

WALQUER CARNEIRO

A prefeitura municipal de Dom Eliseu tomou algumas atitudes importantes para  auxiliar na limpeza urbana, e uma delas foi colocar recipientes para que a população possa jogar o lixo dentro e não no meio da rua. Os recipientes têm a capacidade para duzentos litros, e podem conter até 80 quilos de lixo leve.


Muito boa a iniciativa, no entanto dois pontos têm que ser observados e levados em conta pelos coordenadores da limpeza urbana. O peso dos recipientes tem um peso que excede a capacidade dos servidores que trabalham na coleta para levantá-los, e outro problema é a fragilidade dos pés que sustentem o recipiente que não suporta o peso mesmo.

Na esquina da Avenida Jk com a Rua Brás de Aguiar há um desses recipientes com um dos pés quebrados, e que para mantê-lo em pé é necessário apoiá-lo no meio fio, o que faz com que uma parte do objeto fique tomando a rua pondo em risco as pessoas, veículos e ciclista que por ali trafegam.

Há a necessidade dos responsáveis tomarem urgentes providências para facilitar o trabalho dos coletores de lixo e cuidar para que o latão não fique na rua. 



EDITA LEGAL