IGREJAS FALIDAS NOS ESTADOS UNIDOS

Crise nos Eua: bancos pediram falência de 270 igrejas

Imagine se você fosse dormir luterano e 
acordasse católico, que tivesse de mudar 
de credo, porque os credores tomaram as posses 
da sua congregação, em outras palavras, ela faliu?

FONTE - PORTAL VERMELHO

Muitas comunidades americanas estão enfrentando esse dilema, depois que a igreja local quebrou e decretou falência; novas denominações ocupam o espaço, para reunir a congregação disposta a praticar a "fé" que eles pregam, e vendem - é claro.

Os EUA levam ao paroxismo a tendência do capitalismo em tornar qualquer coisa uma mercadoria, eles exageram e explicitam tudo na prática. A fé religiosa é vendida como prestação de serviço, pague-se um dízimo, pratique a fé e pronto, esse é o lema, que fica implícito na matéria seguinte:

Bancos decretam falência de igrejas nos Estados Unidos

A agência de notícias Reuters publicou nesta sexta-feira (9) que desde 2010 os bancos norte-americanos já confiscaram e venderam cerca de 270 igrejas, sendo que 90% foram fechadas por inadimplência.

Antes da crise de 2008 muitos ministérios dos Estados Unidos tomaram empréstimos para comprar templos religiosos, as instituições cobravam juros agressivos que ajudaram a aumentar a dívida dessas instituições.

Outro fator determinante para a falência de tantas igrejas é fato delas serem consideradas como empresas comerciais, por isso, o prazo para pagamento do empréstimo é menor. Enquanto residências podem quitar suas dívidas em até 30 anos, as empresas têm apenas cinco para pagar a dívida total do imóvel.

Essas igrejas se endividaram, pois com a crise econômica muitos fiéis perderam o emprego e as doações de dízimos e ofertas diminuíram, dessa forma as denominação não conseguiram honrar o compromisso de pagamento e por isso precisaram ser fechadas.

A Reuters afirma que a crise gerou impactos em todas as denominações, mas que as igrejas de pequeno e médio porte sofreram mais. Os templos que pertenciam a uma igreja acabam sendo comprados por outras igrejas não mudando muito para a comunidade local que poderá continuar congregando, mas em outra denominação.

Para não aparentar avareza em relação as instituições religiosas os bancos deixaram os templos por últimos na lista para confiscarem seus imóveis. Foram 24 denominações vendidas em 2008 e só em 2011 outras 138 também foram confiscadas.

Com informações do  Blog do Nassif, texto de Almeida, da Credos S. A., com informações The Christian Post

PORTA PRO FUTURO SEGUINDO EM FRENTE

Acessos diários de leitores é o motivo da continuidade do blog

Diariamente é registrado entre
80 a 120 acessos ao blog, tantos
nas matérias atuais quantos
nas postagens mais antigas

WALQUER CARNEIRO

Os dados acima são dos acessos nos últimos 19 meses 
Desde 2010 o Blog Porta Pro Futuro está em atividade, mais precisamente a primeira postagem aconteceu às 09h40m de uma quinta-feira do dia 9 de dezembro de 2010 (clique AQUI pra ler a matéria) são exatamente 19 meses de contato com o leitor. Como blogueiro eu fico feliz em constatar que as pessoas estão aprovando o trabalho que faço, sempre visando levar ao público matérias que possam acrescentar algo de positivo que edifique o ser humano. 

Para garantir a interatividade o blog precisa ser atualizado todos os dias com assuntos variados, e como o trabalho é feito por uma só pessoa não é possível postar apenas textos da minha autoria, e por isso eu procuro selecionar matérias de outros autores que se enquadrem no perfil do Porta Pro Futuro. 

Com 346 matérias publicadas e exatos 24.986 acessos, número esse que alimenta a minha vontade de continuar o trabalho de administrar o Blog Porta Pro Futuro, ainda mais quando olho as estatísticas e vejo que pessoas de vários países do planeta acessam esta página, sendo que a maior parte dos leitores estrangeiros são dos Estados Unidos de onde veio 888 acessos ano e meio de atividade blogueira. 

Somente no Brasil foram 22.036 acessos além de que a estatística do blog registra também acessos na França, Reino Unido, Argentina, Cingapura, Angola, e isso significa que brasileiros que estão nestes países já sabem da existência do Porta Pro Futuro, todavia o único ponto de frustração, para mim, é que não está sendo registrado o retorno dos leitores em comentários, mas nem por isso irei me desanimar, ao contrário, em vista disso eu já estou procurando encontrar formas de motivar o leitor a retornar a participação na caixa de comentários, além que estou tentando melhorar mais o visual desta página. 

Frente a boa aceitação do Blog Porta Pro Futuro deixo aqui meus agradecimentos a todas as pessoas que visualizam este local, e de todo o meu coração e sinceridade deixo aqui um abraço fraterno aos companheiros que nos dão o carinho de vossas leituras.

EDITA LEGAL