A FOLHA DA EDUCAÇÃO FOI ESTUDADA

  Na assembleia a categoria recebeu informações

Gratificações não convenientes 
impedem a implantação 
do piso salarial que desde 
março deveria estar sendo pago

 WALQUER CARNEIRO

O Sintepp - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará -  reuniu membros da coordenação municipal,  juntamente com filiados para uma assembleia na qual foi apresentada uma pauta de ações a serem desenvolvidas nos próximos meses, além de apresentar o resultado de ações na  reorganização da infra estrutura administrativas, levantamento de   inventário contábeis, patrimonial, financeiro e fiscal  da entidade. 

No entanto o ponto da pauta mais esperado foi a discussão sobre o piso salarial, onde os  coordenadores do Sintepp de Dom Eliseu apresentaram para mais de 60 filiados presentes  no auditório da câmara de vereadores, no sábado (16), os resultados das negociações com o governo municipal, já que o Sintepp estava de posse de uma cópia da folha de pagamento do servidores da educação, pois o governo municipal, em março deste ano,  alegara que não havia recursos disponíveis para adequar a folha de pagamento aos valores do novo piso, mas os coordenadores solicitaram uma cópia da folha de pagamento dos servidores da educação pública municipal com o intuíto de analisá-la e comprovar a veracidade da justificativa.

Na reunião do dia 16 os coordenadores informaram que a  equipe do Sintepp, que  analisou a folha de pagamento da secretaria municipal de educação, encontrou algumas irregularidades em forma de gratificações não devidas.

De acordo com as informações, coletadas pela reportagem do blog durante a assembléia,  foi esclarecido que o prefeito Joaquim Nogueira disponibilizou a cópia da folha ao Sintepp com o compromisso de que a entidade apresente soluções para adequar a folha de pagamento da educação sem demitir servidores. E foi isso que aconteceu, a equipe de analistas do Sintepp detectou que servidores que exercem funções técnicas administrativa estão recebendo, a mais,  bonificações de 20%, sendo que esse aditivo só é permitido para os servidores que lidam diretamente com os alunos. 

A coordenação do Sintetpp não informou quantos servidores estão recebendo bonificações indevidas, mas os estudos comprovaram que os recursos do FUNDEB para Dom Eliseu é suficiente para adquar os salários ao novo piso e ainda sobra dinheiro,   todavia se faz necessário é  retirada dos valores indevidos que estão sendo pagos. 

Na quarta-feira (20) a comissão de negociações do Sintepp vai sentar com o prefeito para  discutirem a solução do problema, não esquecendo que o novo piso salarial já devia estar sendo paga desde o mês de março.     

RO + 20 . OS GRANDES TAMBÈM TÊM QUE PAGAR A CONTA

Potências transferem para emergentes responsailidade ambiental

Ao mesmo tempo em que nega 
o comprometimento com as 
alternativas apresentadas as potências também 
concordam que é preciso tomar providências

 FONTE - PORTAL VERMELHO

As delegações internacionais retomaram na manhã desta segunda (18) as negociações em torno do texto final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A delegação brasileira, que preside as negociações, pretende fechar o documento ainda hoje e entregar o texto às Nações Unidas até terça-feira (19), um dia antes do início da Reunião dos Chefes de Estado e Governo.

A expectativa é de que o documento, com 50 páginas, seja conclusivo, mas não trate de questões polêmicas ou de negociação mais complicada, como o financiamento internacional de ações de desenvolvimento sustentável aos países mais pobres.

Defendido pelo Brasil e outros países em desenvolvimento, o chamado Fundo Verde propõe que as nações mais ricas assumam o compromisso de implantar uma proposta de financiamento para o desenvolvimento sustentável, começando com US$ 30 bilhões a partir de 2013, até chegar a US$ 100 bilhões em 2018.

Ao mesmo tempo em que nega o comprometimento com a alternativa – considerada como um avanço e uma importante alternativa ambiental —, a delegação da União Europeia na Rio+20 divulgou nesta segunda (18) nota criticando a negociação do documento da conferência. Segundo a nota, a União Europeia diz que o atual texto da conferência “não parece encontrar a ambição necessária para o desenvolvimento sustentável e uma economia verde inclusiva”.

A União Europeia, através de sua delegação, afirma que “deseja objetivos e metas com prazos e mecanismos de monitoramento concretos no texto”. Nesse ponto é importante destacar que as potências desenvolvidas desejam metas e prazos unilaterais. Desejam “obrigar” países em desenvolvimento a se comprometerem, mas não se incluem diretamente nos acordos.

Na verdade, esta união de países imperialistas, promotora de políticas neoliberais, conservadoras e militaristas, ao fazer acusações, está transferindo para os países emergentes as suas responsabilidades com o desequilíbrio ambiental e se somando à posição de outras potências imperialistas, como os Estados Unidos, de não assumir compromissos eficazes para financiar a preservação do planeta.

O ex-representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para mudanças climáticas, Yvo de Boer, disse neste domingo (17) que o texto final, ainda em negociação, não mostra o “desejo de realmente provocar mudanças radicais”. Professor da Universidade de Maastrich, na Holanda, o especialista disse que o texto traz apenas reafirmações de crenças que vêm sendo repetidas há 20 anos.

“Se quisermos lidar com esses assuntos não resolvidos de sustentabilidade, temos que ir além de afirmações. Não vamos resolver esses problemas globais apenas com reafirmações de crenças. Precisamos de uma mudança fundamental de direção”, disse.

RIO +20

Mais de dez mil assinaturas para salvar as florestas

Na Cúpula dos Povos,
espaço onde os movimentos sociais 
e ONGs estão se mobilizando para propor 
uma agenda alternativa à Rio+20



Open Boat Rainbow Warrior no Rio de Janeiro. 

Visitantes são bem-vindos para visitar o Rainbow Warrior. Greenpeace/Juliana CoutinhoA campanha pelo desmatamento zero aportou no Rio de Janeiro, tanto no Rainbow Warrior quanto na Cúpula dos Povos, tem conquistado a população brasileira. Neste fim de semana, quando o navio abriu suas portas para recebê-la, 5 mil assinaturas foram recolhidas a bordo.

Já no Aterro do Flamengo, onde o Greenpeace montou a Tenda Tom Jobim, o movimentofoi grande: 5.130 eleitores brasileiros também assinaram a petição pelo desmatamento zero.

Para saber mais detelhes clique AQUI.

EDITA LEGAL