SUNITAS MATAM CRISTÃOS

Cristãos são atacados e mortos na Nigéria

Intensificação de assasinatos anticristãos
na Nigéria sugerem uma "limpeza étnica e 
religiosa sistemática", de acordo com líderes 
do país. A violência já matou mais de 30 pessoas

FONTE - PORTA ABERTAS

"Eu estava liderando a congregação em orações. Nossos olhos estavam fechados quando alguns homens armados invadiram a igreja e abriram fogo contra a congregação”, disse o pastor nigeriano Johnson Jauro.

Ayo Oritsejafor, diretor da Associação Cristã da Nigéria, disse neste sábado (07 janeiro) que os líderes da igreja haviam realizado uma reunião de emergência sobre os ataques crescentes que estão ocorrendo contra os cristãos nigerianos.

Pelo menos oito cristãos foram mortos quando homens armados invadiram uma igreja em Gombe, capital do Estado de Gombe, durante uma reunião de oração na quinta-feira à noite (05 de janeiro).

No dia seguinte, cerca de 20 cristãos foram mortos a tiros em Mubi, estado de Adamawa. Eles se reuniram para lamentar a morte de outro cristão que havia sido morto na noite anterior. Os agressores gritavam "Deus é grande", enquanto eles dispararam contra os fiéis. Eles também carregavam facas e bastões.

Então na noite de sábado (07 de janeiro), três pessoas suspeitas de serem cristãos foram mortos a tiros na cidade norte-oriental do Biu.

Um porta-voz do Boko Haram reivindicou ataques após o ultimato de três dias, que expirou na quarta-feira (04 de janeiro).

O Boko Haram está lutando para criar um estado islâmico e impor a lei sharia. O grupo foi responsável por mais de 500 mortes em relação ao ano passado.

O grupo estava por trás de uma série de ataques contra igrejas e outros alvos em cinco estados durante o Natal, que deixou mais de 40 mortos e levou o presidente Goodluck Jonathan a declarar estado de emergência nas áreas mais problemáticas.

ATENDIMENTO NEUROLÓGICO DIFÍCIL

Criança de três anos não consegue consulta com neurologista 

Em Dom Eliseu setor de 
agendamento para atendimento 
especializado em Marabá 
dificulta encaminhamento 

WALQUER CARNEIRO


Em Dom Eliseu a demanda por atendimento médico especializado causa aflição na parcela da população que precisa recorrer ao atendimento do serviço público municipal de saúde, pois o município não conta com uma estrutura que ofereça médicos em áreas especializadas. Assim a Senhora Regina Alves Silva, que vive em situação de risco social, passou por uma via crucis na tentativa de conseguir um encaminhamento ao neurologista no Hospital Regional de Marabá.

Regina é casada e tem duas filhas pequenas, uma de quatro meses, e outra, Ana Vitória, de 3 anos, nascida prematuramente e com distúrbios de comportamento, requerendo atenção integral da mãe e do pai. A sua luta começou em 22 de novembro de 2011, quando Regina levou Ana Vitória para avaliação de um clínico geral, Dr. Fernando Pereira, proprietário de uma clínica particular, que atende como voluntário na Pastoral da Criança. Ele solicitou a avaliação de um neurologista, mas a mãe até hoje não conseguiu agendamento que é feito através da secretaria de saúde. “Desde que o Dr. Fernando olhou minha filha eu já fui umas três vezes na secretaria tentar agendar atendimento, mas não consegui”, desabafou Regina que durante esse tempo viu outras pessoas serem encaminhadas para o mesmo especialista que ela necessitava. O que Regina não sabia, e ninguém do setor avisou a ela, é que para encaminhamento especializado era necessário a avaliação de um médico da saúde pública do município. 
 
Depois de muita tentativa Regina resolveu, no dia 14 de fevereiro, procurar o conselho tutelar que a colocou em contato com o psicólogo do Creas, Dr. Reginaldo Porto. Ele considerou a situação requerendo que um médico clínico geral da saúde pública municipal emitisse uma ficha de referenciamento, e no dia 16 Regina obteve o pedido de referenciamento emitido pela Dra. Jamile Pereira Silva, com o qual a mãe foi até o setor de agendamento onde ela foi orientada a retornar no dia 24, data em que o sistema do regional é liberado para dez agendamentos com o neurologista.

Regina era a número oito na fila de atendimento naquele dia, porém ela não recebeu o encaminhamento. “Eu pensei que iria ser atendida naquele dia, mas, quando fui ver, as fichas de agendamento já tinham se acabado”, contou Regina que resolveu procurar a reportagem para denunciar a negligência, pois de acordo com ela duas pessoas que não estavam na fila foram atendidas antes dela.

A secretária de saúde de Dom Eliseu, Eliana Deprá, informou que não há registros de Regina ter procurado o setor de agendamento antes do dia 24, e que o procedimento da atendente é orientar os pacientes a procurar uma unidade municipal de saúde para que seja emitida uma ficha de referência, mas não esclareceu porque Regina não foi atendida no dia marcado. O agendamento só foi concretizado após a reportagem interferir no caso. A Secretária Eliana garantiu que no memento em que o sistema do regional em Marabá for liberado Regina será encaminhada, com Ana Vitória, ao neurologista
.

JEFFERSON DEPRÁ RENUNCIA

Por motivos pessoais vereador entrega cargo 

Vereador Buduia é o novo presidente 
da câmara, mas Antonio Silva 
não se agradou da forma que 
foi formada a nova mesa diretora 

WALQUER CARNEIRO


Na terça-feira (28) o público que participava da reunião ordinária de vereadores de Dom Eliseu se surpreendeu com comunicado feito pelo vereador Jefferson Deprá (PMDB) presidente da mesa diretora da câmara de vereadores. Ele informou que estava renunciando ao cargo de presidente da mesa diretora do parlamento municipal.

A intenção de renúncia do vereador já estava sendo ventilada desde o mês de janeiro, quando Jefferson se afastou do cargo passando a responsabilidade ao primeiro secretário da mesa diretora, Givanildo Alves (PMDB), e com a câmara em recesso não foi possível oficializar o processo de renúncia e posse dos novos membros.

Deprá disse que o seu afastamento aconteceu por questões estritamente pessoal e de ordem prática, já que como empresário ele está transferindo sua atuação para outra região. “Essa mudança requer que eu disponha de um pouco mais de tempo para coordenar essa transição e o cargo de presidente da câmara requer muita atenção de minha parte”, explicou ele afirmando que a decisão não tem nada a ver com alguma contrariedade no parlamento. “Eu continuo como vereador e vou concluir meu mandato”, disse.

A decisão foi aceita por todos os vereadores, mas alguns vereadores, curiosamente do próprio partido do Deprá, não ficaram satisfeitos com a forma que foi composta a nova mesa e empossado seus componentes, que agora conta com o vereador Givanildo Alves como presidente, Genilson Cavalcante(DEM) como primeiro secretário e o vereador Daniel Andrade (PT) como segundo secretário. No entender do vereador Antonio Silva (PMDB), por exemplo, haveria de ser convocada uma nova eleição para a escolha de novos nomes.

Outro motivo do aborrecimento do vereador é que existe uma contradição entre o regimento interno da câmara e a lei orgânica municipal referente ao processo de composição da mesa em caso de vacância do cargo de presidente. O regimento diz que as vagas serão preenchidas por indicação e a lei orgânica fala que é necessária uma nova eleição.

Para o vereador Antonio Silva todas as normas municipais têm que se submeter a lei maior municipal que é a lei orgânica “Pela lógica teria que haver outra eleição, pois o regimento interno não deve ser contraditório, sendo apenas uma sombra da lei orgânica a qual ele deve se harmonizar”, justificou ele afirmando que já está trabalhando para que seja anulada a composição da mesa e realizada a eleição para escolha dos membros da mesa diretora.

Antonio Silva também tem o apoio da vereadora Cinélia Maria Amorim (PMDB) que igualmente não ficou satisfeita com o processo de formação da nova mesa diretora. “Apesar de dois dos membros da mesa terem sidos eleitos em 2011, o terceiro não tem legitimidade”, disse a vereadora referindo-se ao vereador Daniel que foi indicado para a vaga de segundo secretário.

EDITA LEGAL