DOM ELISEU, ELEIÇÃO, CORONA VÍRUS E A ANTI POLÍTICA

Uma eleição em tempos de pandemia e o repúdio da política 


A população de Dom Eliseu 
espera ansiosa pelas eleições municipais, 
apesar de tudo o povo 
quer participar do processo político

WALQUER CARNEIRO

Daqui de Dom Eliseu, sudeste do Estado do Pará eu,  junto com mais de 60 mil habitantes,  esperamos as eleições   acompanhando o desenrolar dos acontecimentos subjacentes às consequências causadas pela presença do corona vírus. Aqui também estamos todos  atônitos com a novidade surpresa aparecida de repente, sem ninguém esperar.

E diante dessa realidade  eu observo  com interesse em Dom Eliseu a quantidade de pré-candidatos a vereadores, e com as redes sociais as pessoas que se pré dispõe a disputa politica vão se antecipando nos grupos e blogues pondo seu nome para avaliação; ao tempo em que de 2016 para cá houve um considerável aumento na percepção negativa da população quanto a  figura do vereador, também aumenta a  quantidade de nomes de personalidades de variadas  classes sociais e de trabalho como pré candidatos a vereadores.

Mas estranhamente, em paralelo e esse repúdio pela classe politica   há um clamor por renovação no parlamento municipal, revelando uma vontade coletiva de interferir no processo politico.  Mas não é só em Dom Eliseu, nesse momento o mundo todo se mobiliza em disputas políticos ideológicas; e tem até mesmo  os teóricos da conspiração que  acreditam no  envolvimento e interferências intergalácticas na relações sócio políticas no planeta, a exemplo do ministro das relações exteriores do atual  governo do Brasil, Ernesto Araújo. De qualquer modo fica valendo o fato de que o povo brasileiro gosta de votar, de participar, apesar de tudo, e decidir nas eleições.

Pois bem, dito isso voltemos ao que interessa, nosso quintal, nosso município de Dom Eliseu, que  no contexto também enfrenta uma pandemia que pegou a raça humana de surpresa; com esse  cenário inédito  os grupos políticos se preparam para mais uma disputa eleitoral, num  momento em que, até ali,  mortes em alta escala  só se via falar sendo provocadas por  acidentes de veículos automotores ou guerras, e agora conta-se milhares de mortes por dia apenas em decorrência de uma doença  que até bem pouco tempo não existia.

Em Dom Eliseu, como no resto do Brasil, a população está  sem entender bem o que ocorre, pois enquanto prefeitos e governadores orientam a população para um determinado comportamento  e adequação de atitude diante da gravidade da situação de sanidade pública, por outro lado o governo federal aponta para outro lado oposto, provocando assim uma confusão, chegando ao ponto de algumas pessoas acreditarem que a pandemia é fake News.

Dom Eliseu é um município que está se modernizando a cada dia, pois  na região envolvendo Ulianópolis, Dom Eliseu até Bom Jesus do Tocantins  hoje somos  um dos mais pujantes  com a possibilidade de ultrapassar Paragominas.

 No cenário eleitoral local   há a mobilização de diversas personalidades do mundo empresarial e politico se mostrando como pré candidatos a prefeito; sendo que a certeza é que oficialmente, sem boato ou especulação, estão sendo apreciados pelos eleitores  os nomes do atual prefeito Gaston, o ex-vice prefeito Silon, e do ex-prefeito Joaquim. Mas levando em conta que as eleições possivelmente ocorrerão  em novembro algo pode mudar,  já que tem também um empresário do setor de equipamentos e peças e outro do ramo agroflorestal se movimentando nesse momento de pré candidatura visando as eleições vindouras. 

EDITA LEGAL