DILMA E A AGRICULTURA FAMILIAR

Governo Dilma permite o aumento de recursos para a agricultura familiar

Plano Safra 2012/2013
beneficia extrativistas
e impulsiona
sustentabilidade no Pará

FONTE – BLOG BOTE FÉ

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destinará aos agricultores familiares do Pará mais de meio bilhão de reais para a atual safra, que começou no mês de julho. O valor está previsto nas diversas ações do ministério reunidas no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, que será lançado no estado pelo ministro Pepe Vargas nesta segunda-feira (3). O evento ocorrerá no Auditório do Banco da Amazônia, na capital Belém, às 15h.

Uma das novidades do Plano Safra de maior impacto no Pará é a ampliação do crédito para os agricultores que vivem do extrativismo, uma atividade muito forte no estado. Criado há uma década especialmente para a Amazônia - mas estendido a todo o país no ano passado -, o Pronaf Floresta, que financia projetos de silvicultura e sistemas agroflorestais e atividades extrativistas sustentável, teve seu limite de crédito ampliado. Hoje, os agricultores podem captar até R$ 35 mil pelo programa, valor 75% superior aos R$ 20 mil da safra passada. O prazo de pagamento varia de 12 a 20 anos e a taxa de juros é de 1% ao ano – ou seja, negativa, abaixo da inflação.

Outra medida tomada para impulsionar os negócios sustentáveis está relacionada aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Agora, além de visar o aumento da produção e da renda dos agricultores familiares, os projetos devem prezar também pela proteção do meio ambiente, pelo manejo racional dos recursos naturais, como água e solo, além da redução ou eliminação do uso de agrotóxicos.

O delegado federal do MDA no Pará, Paulo Rocha Cunha, comemorou as medidas e disse que os agricultores paraenses já estão preparados. “Essa preocupação vai ao encontro de uma prática já comum dos povos da floresta, que é usar de forma sustentável os recursos naturais”, afirmou. Segundo o delegado o extrativismo no Pará e na Amazônia como um todo é muito forte. “Há uma cultura de sustentabilidade dos próprios agricultores familiares e extrativistas da Amazônia, pois eles tiram seu sustento da floresta”, completou.

( Com Informações do  Ministério do Desenvolvimento Agrário)

VERDADE ETERNA É LUZ DE CONHECIMENTO

A verdadeira liberdade se obtém com o conhecimento da verdade

 Deus é luz e verdade, e a fé nos leva
a absorver sua luz que
move a nossa compreensão
sobre a verdade

WALQUER CARNEIRO


Um dos conselhos mais importante de Jesus Cristo é o que nos incentiva a conhecer a verdade, pois somente a verdade nos liberta das trevas da ignorância fazendo que nosso entendimento absorva a luz que nos mostra o conhecimento. 

A luz é algo sobrenatural, pois a claridade não deixa nada escondido. Diante da luz tudo se evidencia. Eu quero aproveitar esse domingo e esse espaço para chamar a todos para uma reflexão. Nestes tempos atuais vivemos em meio a novas tecnologias e modernidades que faz a gente se sentir auto suficientes e nos dá a falsa sensação de estarmos iluminados, todavia devemos lembrar que na verdade o que nos rodeia hoje cega nosso entendimento para o mais importante que é o relacionamento fraternal entre os seres humanos. 

Por mais que o materialismo digital e tecnológico faça parecer que vivemos em um mundo de luz, quando meditamos mais profundamente chegamos à conclusão que densas trevas envolvem os seres humanos, chega-se a essa conclusão quando vemos que os avanços intelectuais e tecnológicos não estão impedindo o crescimento da violência no planeta. Por que será ? 

Para entender temos que levar em consideração que a raça humana foi criada por um ser superior que foge ao nosso entendimento, mas que todavia existe, apesar de não podermos vê-lo. Esse ser é pura energia e consequentemente pura luz, e nós enquanto criaturas temos, por obrigação, estarmos ligados a Ele, no entanto não por imposição, mas por livre e espontânea vontade. 

Deus é pura energia e luz sem mácula e nós enquanto criaturas temos que nos esforçar para estarmos sempre o mais próximo possível dEle para que possamos absorver o máximo possível de sua luz, só assim poderemos usufruir com tranqüilidade e intensidade das coisas criadas por nós, seres humanos, que quando criamos refletimos um dos principais caráter de Deus que é ser criador. 

A tendência de se afastar da luz de Deus se dá no intuito de tentarmos esconder na obscuridade os nossos erros e desejos que não se coadunam com os princípios perfeitos do Eterno de Dias. Como esse afastamento para a obscuridade se dá por nossa própria vontade exercendo nosso livre arbítrio, o retorno para a luz tem que se dar da mesma forma, por nossa própria vontade, pois esse é um reflexo de outro caráter de Deus que é a liberdade incondicional. 

O apóstolo Paulo, no livro de Romanos, incentiva aos seres humanos: “Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz”, mas antes ele mostra quais são essas armas falando sobre as virtudes como o amor sem hipocrisia, cordial e fraternal, mais á frente, no livro de Coríntios ele afirma que de todos os dons o amor é o dom supremo. Deus é amor, e sendo Deus pura luz quando amamos de forma pura e fraternal absorveremos essa luz que nos esclarecerá a verdade eterna contida no criador.

EDITA LEGAL