BAHIA GERA ENERGIA DO VENTO

Estado inaugura o maior complexo eólico da América Latina

A Bahia é uma das referências 
nacionais em produção de energia limpa  
que abrange três cidades e é 
considerado o maior da América Latina

FONTE - BLOG DEMOCRACIA & POLÍTICA


A cerimônia de apresentação do complexo foi realizada na segunda-feira (9) e contou com a presença do governador Jacques Wagner, de outros membros das secretarias estaduais e dos dirigentes da empresa “Renova Energia”, responsável pelo empreendimento.

Ao todo, o projeto recebeu investimento de R$ 1,2 bilhão, usado na construção de 12 parques eólicos e 184 aerogeradores. A capacidade de produção é de 300 megawatts e, além do benefício ambiental, a estrutura foi capaz de proporcionar 1.300 novos empregos para a região de Caetité, Igaporã e Guanambi.

A Bahia ainda conta com outros 57 projetos de usinas de energia que aproveitam a força dos ventos e o Estado tem atraído cada vez mais empresas interessadas em investir na região. Exemplo disso é a chegada de cinco grandes indústrias ao Polo Industrial de Camaçari.

“Estamos aumentando a competitividade e aumentando a oferta de energia. Já temos três fábricas de aerogeradores instaladas no Estado e estamos atraindo outras torres e pás. Esses empreendimentos também trazem desenvolvimento social para a região do semiárido, que sofre com a seca, gerando emprego e renda para a população. Esse é o maior parque eólico da América Latina. Já nascemos grandes. Estamos em primeiro lugar na qualidade de vento, em produtividade e em aproveitamento”, anunciou o governador Jacques Wagner.

Com todo o potencial de produção do “Alto Sertão I”, seria possível produzir energia para abastecer uma cidade com até dois milhões de habitantes. Outros 15 parques ainda devem ser agregados ao complexo até o final de 2014.”

FONTE: Redação “CicloVivo” com informações da SECOM. Transcrito no portal “Vermelho”

EDITA LEGAL