# ENCONTRO DO PT EM MARABÁ #

Lideranças petistas do Pará fazem encontro regional 

O evento marca a retomada dos 
movimentos sociais, novas regras 
para eleição interna e preparativos 
para eleição em 2014 

WALQUER CARNEIRO 

No sábado, dia 16, um grupo composto por membros do Diretório do Partido dos Trabalhadores em Dom Eliseu foi à Marabá em uma reunião de trabalho do PT que reuniu petistas de 20 municípios da região sul e sudeste do Pará. 

O Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores, como foi denominado o evento, realizou-se no Auditório do Universidade Federal do Pará e contou com a presença de mais de 150 pessoas, membros do PT no estado e nos municípios, bem como vereadores, prefeitos e deputados. 

O destaque no Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores em Marabá ficou por conta da presença do Presidente de honra do PT Estadual e constituinte Paulo Rocha, deputado federal Zé Geraldo, deputado federal Beto Faro e o ex-deputado federal e constituinte, membro da executiva nacional do PT e, atualmente empresário no ramo de assessoria em gestão empresarial Virgílio Guimarães, além da deputada estadual Bernadete Tem Caten e seu esposo Luiz Pies, vice-prefeito de Marabá. 

No encontro foram discutidas as estratégias para as eleições 2014 e a apresentação das novas regras do estatuto do PED - Processo de Eleições Diretas – que escolhe dirigentes petistas em todo Brasil.

Ao alto a mesa formada por lideranças petistas, acima a esquerda o plenário, e a direita os vereadores Daniel Andrade e Pedro Mesquita ao lado de Gaston


No grupo de representantes do PT de Dom Eliseu foi registrada a presença de Gaston Seviero, presidente do Instituto Gaston; Eduardo da Luz, presidente o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores ; Genivar Rodrigues, secretário do PT; Pedro Mesquita, vereador e coordenador do Sintepp; Daniel Andrade, vereador e o Professor Mário Sales, coordenador do Sintepp em Dom Eliseu. 

Para Gaston o encontro foi muito produtivo, pois mostrou o que se passa nos municípios da região em relação a atuação do Partido dos Trabalhadores. “Neste encontro eu percebi a grandiosidade do partido, a força e o empenho de dirigentes, parlamentares e gestores eleitos. Me mostrou que eu não estou sozinho nesta luta”, considerou. 

Na ocasião os convidados para compor a mesa fizeram avaliações da conjuntura política nacional, estadual e municipal. Nas considerações todos estimaram que nos últimos 10 anos foi criada uma condição favorável no Brasil, fruto do equilíbrio na condução administrativa de governo PT que leva em conta o mundo do trabalho beneficiando a nação de forma igualitária com políticas públicas sociais, obras de grande porte, incentivo à produção e um redirecionamento na condução da economia garantindo poder de compra à população mais pobre e estabilidade da inflação. 

Um dos ponto acertado no encontro foi a definição de ações regionais para articular a militância petista nos movimentos sociais, e para Luiz Bresan, coordenador regional do PT para a região sul e sudeste, a bandeira de luta do partido tem que se ajustar aos anseios da população da região como a retomada do movimento para a criação do estado de Carajás, criação de novos municípios, revisão do código de lei mineraria, a implantação da hidrovia Araguaia/Tocantins para a viabilização da Alpa, além de buscar soluções para melhorar as ações do INCRA em toda região sul e sudeste. “Esses debates que envolvem a questão econômica e organizativa da região, e o PT tem que dar respostas para isso além de ampliar o debate em torno das eleições em 2014”, falou Bresan. 

Todavia a preocupação dos organizadores do encontro foi em detalhar informações sobre as novas regras para o Processo de Eleições Diretas (PED) para os diretórios e executivas municipais, estaduais e nacional do PT que vai acontecer esse ano em todo Brasil. 

O Partido dos Trabalhadores é a única agremiação partidária da América Latina que define seus dirigentes por meio de eleições direitas onde os filiados têm direito de concorrerem aos cargos de diretórios e executivas. Esses são escolhidos pelo voto dos filiados. 

O Partido conta, hoje, com 1.500 milhão de filiados legais em todo Brasil, e estima-se que 50% destes irão votar nas próximas eleições internas do PT. No Pará são 77 mil filiados legais e espera-se que 30 mil participem do processo. No Pará o Partido dos Trabalhadores é o única legenda partidária que tem diretórios instituídos em todos os 144 municípios. 

O processo de eleições diretas do PT inicia-se em agosto e prossegue até setembro em todo território nacional.

O JOVEM QUE A TV ESCONDE

A mídia não mostra o real perfil do jovem Brasileiro 

Um olhar mais atento poderia mostrar 
o jovem comprometido com seu País, 
bem diferente dos que aparecem todos 
os dias em Malhação ou similares 

POR LAURINDO LALO LEAL FILHO 
NA REVISTA DO BRASIL

Cerca de quatro mil jovens circulam pelo campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na manhã de um belo sábado de verão. Festival de risos, músicas, mochilas e colchonetes. 


Estão ali para participar do 14º Coneb, o Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional de Estudantes (UNE). Havia gente que levou dois ou três dias para chegar ao Recife, como os que saíram do interior do Amapá, usando barcos e ônibus como meios de transporte. 

Durante três dias vão discutir os rumos da educação brasileira e, de quebra, a luta pela democratização da mídia. Nada mais pertinente e necessário. O próprio encontro é o melhor exemplo dessa necessidade, praticamente ignorado pelos grandes meios de comunicação. 

Para que o telespectador possa comparar os programas e escolher os que lhe interessam é fundamental que televisões públicas e privadas estejam lado a lado, com um “zap” apenas entre elas. E que as públicas sejam várias, dando conta da grandeza territorial do Pais e de sua diversidade cultural. Não são tantas as emissoras comerciais mostrando praticamente a mesma coisa? Então deveremos ter muitas públicas mostrando as nossas múltiplas realidades. 

Só assim será possível cobrir ao vivo, com competência e detalhamento, um evento como o da UNE realizado no Recife. Dessa forma, o estereótipo do jovem consumista e alienado será, no mínimo, relativizado. 

LEIA MAIS SOBRE O TEMA CLICANDO AQUI.

EDITA LEGAL