# CPI VAI INVESTIGAR TUCANOS #

A Privataria Tucana aponta altas irregularidades 

Aprovado requerimento para que o 
ex-presidente tucano seja convidado a falar 
na Câmara sobre corrupção praticada 
no governo de Fernando Henrique 

FONTE – PORTAL DO PT 

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), conseguiu aprovar hoje (12), na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, requerimento em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é convidado a dar explicações sobre a chamada “Lista de Furnas”, esquema criado por tucanos em Minas Gerais para financiar campanhas políticas com “caixa dois” às custas da empresa estatal. 

“O depoimento de FHC é fundamental, já que ele tem expertise na área e deve explicar como se deu o envolvimento dele e de seus auxiliares com o esquema”, disse o líder. A justificativa envolve o esclarecimento de “informações contraditórias sobre documento relativo a doações a agentes políticos que teriam sido levadas a efeito por Furnas”. 

Na mesma sessão da comissão foi aprovado convite para que o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, também preste depoimento. O requerimento a respeito de Gurgel é de autoria do presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL). O objetivo é obter de Gurgel explicações sobre como se dá a relação entre o MPF e os órgãos de inteligência do Estado. 

O líder Jilmar Tatto também defendeu hoje a instalação imediata da CPI da Privataria, cujas assinaturas já foram coletadas pelo deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP). O líder vai tratar deste tema hoje, com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), de quem depende a decisão de instalar a CPI. 

O pedido de abertura da CPI baseia-se no livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. A obra, resultado de 12 anos de investigação sobre o processo de privatizações das empresas estatais no Brasil, destaca documentos que apresentam indícios e evidências de irregularidades nas privatizações que ocorreram durante a administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, além de amigos e parentes de seu companheiro de partido, José Serra. 

Os documentos procuram demonstrar que estes políticos e pessoas ligadas a eles realizaram, entre 1993 e 2003,movimentos de milhões de dólares, lavagem de dinheiro através de offshores - empresas de fachada que operam em Paraísos Fiscais - no Caribe. 

O livro Privataria Tucana contém cerca de 140 páginas de documentos fotocopiados que evidenciam que o então Ministro do Planejamento e futuro Ministro da Saúde de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Serra, recebeu propina de empresários que participaram dos processos de privatização no Brasil. 

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O LIVRO PRIVATARIA TUCANA.

# CONSTRUIR AEROPORTOS POR TODO PAÍS #

Dilma anuncia construção de 800 aeroportos regionais 

A presidenta disse que é 
preciso integrar o país 
regionalizando o 
transporte aeroviário 

DANILO MACEDO 
REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL 

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12), em Paris, que o governo pretende criar cerca de 800 aeroportos regionais no país. Segundo presidenta, pelo projeto, cada cidade com até 100 mil habitantes deverá ter um aeroporto a, no máximo, 60 quilômetros de distância. “É uma necessidade também importante para o crescimento do país”, disse Dilma a empresários franceses, após participar do seminário empresarial Desafios e Oportunidades de Uma Parceria Estratégica. 

A presidenta também confirmou que o governo deve lançar, até amanhã (13), o edital para o leilão da primeira etapa do trem de alta-velocidade que ligará Campinas, São Paulo e Rio de janeiro. O edital foi aprovado na última semana pelo Tribunal de Contas da União com ressalvas. 

Saiba mais clicando AQUI.

# OS TUCANOS E DEMOS ESPERNEIAM #

Enquanto batem em Lula lançam Aécio presidente

Sem saída a curto prazo os 
Demostucanos movem todos os seus 
pauzinhos para enfraquecer 
Lula e tentam fazer Aécio levantar voo 

WALQUER CARNEIRO 

O Brasil é um país interessante, pois é o único país em que grupos políticos e um conglomerado midiático fazem oposição a um ex-presidente. Desde 2003 os partidos de oposição ao PT a ao presidente Lula vem tentando emplacar um presidente da república, mas numa demonstração de incompetência política e a falta de um projeto político para o Brasil os senhores da Casa Grande partiram para uma caçada sem tréguas à Lula e seus aliados, mesmo que para isso tenha que fazer uso de mentiras e factoides que são amplificados pela mídia que ecoa a voz da Casa Grande. 

Em meio aos ataques e golpes baixos da elite golpista contra Lula, Dilma e demais lideranças progressista que rodeiam a presidenta e o ex-presidente os Tucanos e Demos lançam, desde já, a candidatura de Aécio Neves a presidente da república em 2014. 

Aécio Neves é a última cartada da Casa Grande para tentar derrotar o PT e o Lulismo por vias democráticas. A petulância do PSDB e do Partido da Imprensa Golpista (PIG) não leva em consideração que o lulismo continua mais forte do que nunca, e Dilma Russeff, uma das artífices desta característica, também continua tão popular quanto Lula. 

Para os articulistas políticos dos partidos de direita nacional o fato do PSB ter permitido alianças com o PSDB e DEM nas eleições municipais credencia o PSB como vice dos Tucanos em 2014, o que em tese poderá garantir a provável vitória do senador mineiro, todavia Tucanos e Demos não levam em conta que esse movimento à direita do PSB é apenas pontual, pois ele aproveitou o desespero dos candidatos a prefeitos da direita Demotucana em diversos municípios Brasil a fora para levar vantagens políticas, que faz parte do jogo. Tanto que os últimos movimentos do PSB, depois das eleições municipais, sinalizam para vice de Dilma em 2014, já que o PT há muito tempo anda doido para se livrar do PMDB, e com o considerável crescimento do PSB é bem provável que se configure uma aliança na majoritária entre PT e PSB, além de que há a possibilidade real da adesão do novato PSD, garantindo mais uma vitória do Petismo. 

De acordo com algumas lideranças Tucanas, há a possibilidade de se atrair também o PCdoB para a provável aliança dos Demostucanos com os socialistas para 2014, mas nas verdade o PCdoB é o único partido realmente progressista que acompanha o PT desde sempre, e as experiências de centro direita do partido não foram nada agradáveis, e seus dirigentes não vão jogar no lixo toda uma história de lutas socialista. 

Para tentar enfiar Aécio Neves goela a baixo nos eleitores brasileiros o PIG está disseminando que Aécio acomoda matizes progressistas utilizando-se de subterfúgio dizendo que tanto Aécio quanto o PSDB e o principal ícone do partido, Fernando Henrique Cardoso, não estão conspurcado com a corrupção. 

Agora classificar Aécio de centro esquerda, e dizer que na época de Fernando Henrique não se via escândalos como esses de agora, é forçar a barra, já que vemos aí o senador defendendo em alto e bom som os ideais e princípios neoliberais, como se negar a baixar a tarifa de energia elétrica em Minas Gerais, sendo que de forma vergonhosa Aécio se esquece dos escândalos tenebrosos que aconteceram na era FHC e que nunca foram investigados, ou massificados pela mídia, e nenhum envolvido foi punido, como é o caso do escândalo das privatizações que envolve mais de 100 milhões de reais desviados para políticos do PSDB, principalmente aos ligados a José Serra que era ministro no governo de Fernando Henrique, além de que foi em Minas Gerais onde os Tucanos criaram o esquema do Valérioduto e desviaram milhões de reais das Centrais Elétricas de Furnas para bancar campanhas eleitorais a presidente, governadores e deputados por todo o Brasil na era FHC. 

Como eu disse no inicio do texto, Aécio é a última cartada da Casa Grande em tentar voltar ao poder por vias democráticas, e se não conseguir virá o golpe de estado. O ensaio geral para o golpe aconteceu, agora, nas eleições municipais coincidindo com o julgamento do mensalão e com o STF julgando e condenando baseando-se na Teoria de Domínio dos Fatos, onde provas atenuantes foram escondidas e suposições criadas pelos ministros foram usadas como provas agravantes. Sem esquecer que a direita já fez duas experiências, na América Latina, do chamado "golpe branco". A primeira em Honduras em 2010, e a última agora, em 2012, no Paraguai, ambas possibilitadas por uma manobra do judiciário daqueles países, e isso mostra que há um complô internacional para tentar barrar o crescimento e a manutenção do poder exercido pelo PT e seus aliados no Brasil, principalmente agora que a direitalha perdeu a prefeitura de São Paulo para o PT que tem o PCdoB como vice-prefeito. 

PSDB, DEM E PPS, os principais partidos de oposição ao governo federal, sofreram drásticas diminuições de representatividade nas eleições municipais, além de vir minguando nas representações no congresso eleição após eleição, esses partidos correm o risco de se tornarem tão pequenos que suas lideranças já pensam em fundir os três para garantir a sobrevivência.

EDITA LEGAL