MARIA DE NAZARÉ BELÉM

Vem aí uma edição da maior festa católica do planeta

A fé e a devoção que
transcende o limite do racional
mobiliza milhares de romeiros
no Círio de Nazaré

TEXTO: REDAÇÃO DO BLOG COM INF. DA SECOM PARÁ


Belém, capital do estado do Pará, localizado na região norte do Brasil, é uma cidade centenária com um forte sentimento religioso católico com ênfase na adoração de Nossa Senhora de Nazaré, cultura essa que remonta à época de colonização portuguesa. A santa é homenageada todos os anos em um evento que mobiliza milhares de pessoas e atrai turistas de todos os cantos do Brasil e de outros países para apreciarem o Círio de Nazaré que é a principal atração turística da região norte, juntamente com os festejos de Parintins no Amazonas que é menos tradicional.  


Neste dia 12 uma reunião entre os membros da Diretoria da Festa de Nazaré e da Fundação Nazaré de Comunicação se reuniram com o governador Simão Jatene deu iniciou aos primeiros movimentos para o início da organização para a realização do Círio 2011 no mês de outubro. O arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira disse que o encontro com o governador é para ratificar a parceria governamental para o Círio. “Saio desse encontro com a certeza de que poderemos contar com esse apoio. A conversa foi muito boa, ele ouviu nossas reivindicações e se colocou à disposição da Arquidiocese”, afirmou Dom Alberto.

TRANSMISSÃO

A diretora da Fundação Nazaré expôs ao governador a necessidade expandir a transmissão do Círio de Nazaré. Segundo ela, a cada ano, há um envolvimento maior de emissoras de televisão do Brasil e do mundo, interessadas em cobrir o evento religioso. “No governo passado não tivemos nenhum apoio para a transmissão da festa. Neste Círio queremos contar com a parceria do governo para divulgarmos cada vez mais a festa”. Simão Jatene ouviu todas as reivindicações e em breve terá outro encontro com a diretoria para definir de que forma será dado o apoio do governo.

TRANSPORTES COM NOVO COMANDO

Paulo Sérgio Passos é o novo ministro dos Transportes

A presidente bateu o martelo
e decidiu, um servidor
de carreira é o novo
ministro dos transportes

FONTE: PORTAL VERMELHO
O Palácio do Planalto divulgou, na noite desta segunda-feira (11), nota confirmando a indicação do ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para a pasta. "O ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, foi convidado nesta segunda-feira pela presidenta Dilma Rousseff a assumir a titularidade da pasta. O convite foi aceito", diz a nota da Presidência da República.

Paulo Sérgio de Oliveira Passos assume o comando do Ministério dos Transportes pela terceira vez. Nas eleições de 2006 e 2010, Passos ocupou o cargo quando o ex-ministro Alfredo Nascimento concorreu ao Senado e ao governo do Amazonas. Atualmente, era secretário executivo da pasta.

Baiano de Muriti, formado em economia pela Universidade Federal da Bahia, Passos é servidor público desde 1973, quando iniciou carreira no Ministério dos Transportes. Também passou pelo extinto Ministério do Bem-Estar Social e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) foi secretário adjunto da Secretaria de Orçamento Federal por seis anos. Ele é casado com a cantora e compositora Rosa Passos e tem três filhos.

NOMEAÇÃO CONTRARIA LÍDER DO PR

Depois de concluir que a legenda não tem nomes alternativos ao do senador Blairo Maggi (MT), a cúpula partidária comunicou oficialmente à presidente Dilma Rousseff, na segunda-feira (11), que não aceita a vaga por impedimentos éticos e legais. Dois dos sete senadores e 14 dos 40 deputados do PR têm problemas com a Justiça.
O líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), já admitia no domingo (10) a perda dos Transportes. "Se a presidente entregar o ministério para outro partido, é ela quem decide. O PR vai respeitar." O partido diz que desiste da vaga, mas não aceita a efetivação do ministro interino, Paulo Sérgio Passos — que era o número dois do ex-ministro Alfredo Nascimento. 

EDITA LEGAL