MARIA DE NAZARÉ BELÉM

Vem aí uma edição da maior festa católica do planeta

A fé e a devoção que
transcende o limite do racional
mobiliza milhares de romeiros
no Círio de Nazaré

TEXTO: REDAÇÃO DO BLOG COM INF. DA SECOM PARÁ


Belém, capital do estado do Pará, localizado na região norte do Brasil, é uma cidade centenária com um forte sentimento religioso católico com ênfase na adoração de Nossa Senhora de Nazaré, cultura essa que remonta à época de colonização portuguesa. A santa é homenageada todos os anos em um evento que mobiliza milhares de pessoas e atrai turistas de todos os cantos do Brasil e de outros países para apreciarem o Círio de Nazaré que é a principal atração turística da região norte, juntamente com os festejos de Parintins no Amazonas que é menos tradicional.  


Neste dia 12 uma reunião entre os membros da Diretoria da Festa de Nazaré e da Fundação Nazaré de Comunicação se reuniram com o governador Simão Jatene deu iniciou aos primeiros movimentos para o início da organização para a realização do Círio 2011 no mês de outubro. O arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira disse que o encontro com o governador é para ratificar a parceria governamental para o Círio. “Saio desse encontro com a certeza de que poderemos contar com esse apoio. A conversa foi muito boa, ele ouviu nossas reivindicações e se colocou à disposição da Arquidiocese”, afirmou Dom Alberto.

TRANSMISSÃO

A diretora da Fundação Nazaré expôs ao governador a necessidade expandir a transmissão do Círio de Nazaré. Segundo ela, a cada ano, há um envolvimento maior de emissoras de televisão do Brasil e do mundo, interessadas em cobrir o evento religioso. “No governo passado não tivemos nenhum apoio para a transmissão da festa. Neste Círio queremos contar com a parceria do governo para divulgarmos cada vez mais a festa”. Simão Jatene ouviu todas as reivindicações e em breve terá outro encontro com a diretoria para definir de que forma será dado o apoio do governo.

Um comentário:

  1. A devoção quando levada ao paroxismo pode levar ao ser humano ao fanatismo, e isso pode desvirtuar a exercício da fé que quando ponderada é saudável, e no no caso do cirio de nazaré o que se se vê são milhares de pessoas num mesmo propósito em adoração a santa que se juntam em romaria para acompanhar o translado. O evento quando visto de perto é deslumbrante, e para quem não está familiarizado é amedrontador.

    ResponderExcluir

EDITA LEGAL