ESCOLAS ROMPENDO A BARREIRA DA ERA DIGITAL

Professores recebem cursos de informática e computação

Curso do governo federal qualifica
Professores, mas há barreiras
estruturais e técnicas a serem
quebradas nas escolas de Dom Eliseu

WALQUER CARNEIRO

Depois de mais de 10 anos de lançamento no Brasil o município de Dom Eliseu está finalmente recebendo cursos para a qualificação de educadores na área da tecnologia digital, pois de 9 a 13 de abril aconteceu a I Jornada de Capacitação de Educadores para a Inclusão Digital desenvolvida pelo Proinfo - Programa Nacional de Informática na Educação -, com o curso de introdução digital. 

Dois técnicos da pedagogia digital coordenaram o evento, Fabio Gualberto, gerente de Tecnologia da secretaria municipal de educação, junto com Áurea Albuquerque, formadora do Proinfo que produziram palestras e apresentações de vídeos para 39 educadores em cindo dias com 40 horas de atividades revelando os segredos do sistemas Linux e seus aplicativos , que é um software livre utilizado pelo governo federal para a inclusão digital nas escolas públicas, enquanto nos setores domésticos, empresarial e comercial o sistema mais popular é o Windows.


O curso é muito importante, pois ainda existe muito desconhecimento por parte dos professores em relação a utilização dos aplicativos da computação, tanto nas atividades técnicas quanto para pesquisas, tanto que Fábio Gualberto concorda que é necessário oportunizar conhecimento aos professores para instigando nos alunos o instinto de pesquisadores e formadores utilizando esse recurso muito importante para a educação municipal. “Os computadores que antes eram usados apenas para trabalhos burocráticos agora serão utilizados de forma mais pedagógica direcionado para o aluno e toda a comunidade escolar”, disse Fabio. 

Desde 2008 Dom Eliseu vem recebendo computadores para a montagem de laboratórios de informática nas escolas públicas do município que teriam a função de oferecer oportunidades de inclusão dos estudantes à tecnologia de informática para pesquisas escolares, e trabalhos técnicos, mas alguns obstáculos vinham impedindo a real efetivação desta importante ferramenta para a evolução educacional para a pedagogia domeliseuense. 

Os professores que concluíram o curso serão multiplicadores, levando o conhecimento a outros professores que repassarão aos alunos, e de acordo com Áurea Albuquerque o curso permitirá que os professores possa utilizar corretamente o sistema Linux, ela disse que os conhecimentos irão repercutir na instrução do aluno. “Cada escola que tiver um laboratório, os professores deverão utilizá-los com seus alunos para melhorar o processo de aprendizagem”, apontou Áurea.

DIFICULDADES PARA O PLENO FUNCIONAMENTO

As principais barreiras para a implantação dos laboratórios de informática são a rede de fornecimento de energia elétrica que em diversas escolas não suportam os aparelhos dos computadores e equipamentos de climatização de ambiente além da falta de formação dos educadores para orientar os estudantes para a correta utilização da tecnologia digital, e o professor Julio Cesar Alves Pereira, da Escola Presidente Médici, a primeira a receber um laboratório de informática, analisa que o conhecimento no mundo da informática entre a maioria dos professores ainda é limitado, por isso concorda que o curso é essencial, e os laboratórios de informática muitos importantes. “O sistema Linux é desconhecido para os professores e alunos, que no dia a dia usam o Windows. O Linux tem janelas e aplicativos diferentes, e por isso a necessidade de um professor capacitado para operar o sistema,” considerou o professo para quem há outros problemas a serem solucionados para o aproveitamento positivo dos laboratórios de informática como mobiliário inadequado e equipamentos com programas defasados.

Sem o equipamento adequado o sistema fica lento, os programas demoram para abrir, e a mobília deve ser ergometricamente adequada para determinadas faixas etárias de alunos. “Na minha escola nós ainda temos a dificuldade de cadeiras que não estão de acordo com a banqueta dos computadores, não temos uma central de ar com a capacidade adequada para o ambiente,” exemplificou o professor Julio para quem dessa forma não se pode colocar um laboratório de informática para funcionar, sendo necessário um projeto adequado para as necessidades da escola.

REFLEXÕES DE UM CRISTÃO

  Eu sou cristão, de modo que no meu proceder, em meio a sociedade plural, me esforço para pautar meu comportamento de acordo com o que Jesu...