VOCÊ JÁ VIU BOI VOAR ?


Em Dom Eliseu pode ser que boi crie asas
Não está descartada alianças
impensáveis até bem pouco tempo,
e na busca pela tomada e manutenção
do poder tudo pode acontecer

 WALQUER CARNEIRO


Ao ler uma matéria na Folha de São Paulo sobre as articulações para a eleição municipal em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais me veio a memória um ditado interessante que escutei muitas vezes de um velho amigo e camarada comunista, Francisco Freire, macaco velho, sábio da política, militante socialista que muito contribuiu para que a mínima formação de  esquerda pudesse existir hoje em Dom Eliseu. Ele dizia, - “Em política eu ainda só não vi boi voar” -, referindo-se ao fato de que os interesses contido no jogo político superam toda e qualquer divergências. Pois para a composição da aliança em Belo Horizonte – CLIQUE AQUI PARA LER – já está certo a presença do PT e PSDB para garantir a reeleição do atual prefeito de Belo Horizonte que é do PSB, e além disso garantindo a vaga de vice para o PT.

Enquanto lia a matéria sobre a composição da aliança lá em Minas Gerais me pus a pensar sobre a situação da movimentação política para as eleições municipais em Dom Eliseu, já que no cenário político partidário a capital mineira tem uma considerável influência nos acordos de alianças fechados Brasil afora, mais até do que São Paulo.  

 EM DOM ELISEU A COISA TÁ MAIS OU MENOS ASSIM      

Em Dom Eliseu tanto o PT quanto o PSDB, com seus respectivos candidatos Gaston e Silon, vivem momentos da quase aflição frente a certeza da disputa eleitoral contra o PMDB, e o mesmo dilema está vivendo o PMDB, porque pela primeira vez na história política municipal existem três candidaturas com o mesmo potencial para concorrer as eleições de igual para igual com chances reais, a todos os três, de serem eleitos. 

Essa é a verdade, e essa certeza torna a eleição um mistério, se for levado em conta as intenções de voto que o eleitorado de Dom Eliseu manifesta.     

Os últimos cálculos mostram mínimas diferenças percentuais de um pré-candidato para outro, sendo que o prefeito Joaquim tem um pouco mais de rejeição, que é natural de quem exerce um mandato.  
A aflição do PT e do PSDB se dá porque o PMDB é quem detém a máquina pública, e consequentemente tem mais possibilidade de se sair bem no pleito, e de acordo com informações não oficiais o PMDB pode chamar para a aliança um dos dois adversários, não importa qual, pois para o PMDB o importante é vencer a eleição e passar a régua.    

Por outro lado o PT há tempos vem cortejando o PSDB para uma aliança, também para garantir a eleição em cima do PMDB, mas o que emperra a concretização do intento é que não há consenso entre os pré-candidatos do PT e do PSDB sobre quem seria o candidato a prefeito e quem seria o vice.    

Agora o grande coringa do baralho eleitoral é o vereador Jefferson Deprá, que é do PMDB, mas por incrível que possa parecer anda um pouco distante do seu grupo, tanto que pouco de vê o vereador em eventos públicos com o prefeito Joaquim. Por causa disso o vereador está sendo assediado tanto pelo PSDB quanto pelo PT.

As articulações políticas estão em pleno vapor e até o mês de junho tudo pode acontecer, até mesmo boi voar, pois jogo  o político em Dom Eliseu já saiu do amadorismo para o profissionalismo, e ninguém está aí para brincadeira.      

O espaço para comentar  está logo aí abaixo, clique em comentários.

EDITA LEGAL