Prefeituras têm que convocar Conferências das Cidades
Os prefeitos que realmente
se preocupam com
suas cidades já estão
organizando o evento
DA ASS. SEN. INÁCIO ARRUDA
A 5ª Conferência Nacional das Cidades acontece de 20 a 24
de novembro desde ano em Brasília (DF), mas a preparação para o evento começa
bem antes. Até 22 de fevereiro, as prefeituras devem convocar a etapa municipal
e realizar suas respectivas conferências, no período de 1º de março a 1º de
junho. Esta etapa define os delegados municipais e precede a eleição dos
delegados estaduais na Conferência Estadual, que representarão os 27 estados no
evento nacional.
A Conferência, este ano, tratará da Reforma Urbana com
foco principal no debate sobre a implementação do Sistema Nacional de
Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis
dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange as
políticas de Moradia digna, Mobilidade, Saneamento e Planejamento Urbano.
As Conferências municipais, estaduais e a nacional
permitem conhecer as realidades locais, estaduais e regionais e propicia a
articulação nacional de diversos segmentos da sociedade civil.
A Conferência das Cidades é resultado da consolidação do
processo que se iniciou na constituição de 1988, com a inclusão dos artigos 182
e 183. Estes artigos foram regulamentados pelo Estatuto da Cidade, cuja autoria
do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), e são fundamentais para
o avanço nas questões urbanas.
A partir de um amplo debate, ainda na Câmara dos
Deputados, como presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Inácio
realizou a Conferencia da Cidade, evento que reuniu entidades e parlamentares
na discussão da cidade e das questões urbanas.
Hoje, as discussões sobre urbanidade acontecem no âmbito
do poder executivo, sob organização do Ministério das Cidades, e do
legislativo, sendo realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara
dos Deputados.
A Conferência Nacional da Cidade faz parte da gestão
pública que teve um grande empenho em construir uma nova relação entre o Estado
e a sociedade civil organizada. A aplicação do Estatuto da Cidade, aprimorado
por Inácio Arruda, permitiu a criação e implementação de canais que assegurem a
consulta e a participação popular na discussão e definição da agenda
prioritária do país.
As políticas públicas são formuladas através do diálogo
com a sociedade, possibilitando mediações democráticas que fortalecem e
incentivam a participação e o controle social, que são elementos fundamentais
para construção de propostas de resoluções, programas, projetos e implementação
de políticas públicas de desenvolvimento urbano.
este é uma responsabilidade do conselho municipal, O COMDETUR ja estamos mobilizando o evento, reunião será marcada nos proximos dias para definir a data do evento.
ResponderExcluirLeônidas Nunes - Vice presidente do Coselho Municipal de Desenvolvimento Economico Teritoria e Urbano de Dom Eliseu- (COMDETUR)