EQUILÍBRIO SOBRE MOTOS

Wheeling está sendo difundido entre jovens de Dom Eliseu

Esporte radical e perigoso ainda é
praticado sem muito organização mas
é muito atraente entre jovens
motoqueiros que gostam de aventuras

WALQUER CARNEIRO

Dom Eliseu padece com a falta de infra estrutura em todos os setores, e a área de diversão e lazer é uma que está relegada ao lago do esquecimento eterno. Pois não se vê no momento nenhuma atitude governamental do município  que aponte para a criação de espaços substanciais para atrais crianças, jovens e adolescentes para atividades desportivas e recreativas saudáveis,  por issojovens e adolescentes tomam a iniciativa de criarem condições para satisfazer seus anseios por espaços para a prática esportiva.

Esse é o caso de um grupo de jovens entusiastas do motociclismo, mas precisamente na prática do wheeling que não estão encontrando apoio para dar suporte às atividades por eles exercidas. Levando em consideração que o setor empresarial em Dom Eliseu é ainda insipiente e não contam com recursos para patrocínio substancial às atividades esportivas e culturais, se faz necessário que o governo municipal chame a responsabilidade para si, não como obrigação, mas como compromisso e dever. 

O Wheeling é um das atividades sobre motos   preferidas  dos  jovens, e preocupação de muitas mães e das autoridades. Em Dom Eliseu dois grupos reúnem jovens que ocupam parte do tempo na prática do wheeling, palavra em inglês que significa algo entre manobra e equilíbrio.


Força e Equilíbrio e Moto Show são as duas principais  equipes de Dom Eliseu que  a cerca de dois anos começaram reunir adeptos e entusiastas do wheeling. As equipes são compostas por  dez jovens que periodicamente se reúnem para praticar o exercício de domínio da moto.

Val Araujo é um dos pioneiros do wheeling no município, e fundador da Equipe Força e Equilíbrio. Ele leva a sério a atividade tendo  o esporte como um  modo de vida, uma forma  de atitude. “Hoje, ainda, nós somos muito discriminados,  muitas pessoas pensam que quem faz wheeling não tem o que fazer”, desabafou o jovem que é funcionário público municipal da secretaria de obras,  onde trabalha como operador de máquina.

Tanto na turma da  Força e Equilíbrio como na do  Moto Show todos os membros tem suas atividades profissionais,  de onde eles tiram recursos para adquirir as motos, modificá-las e efetuar manutenção. “As motos são preparadas para executar apenas as manobras do wheeling, e para o dia a dia tem que ser uma moto comum”, disse Val Araujo. Para ele quem leva a sério o esporte tem que uma moto somente para isso, pois diversos itens de segurança da moto de wheeling são retirados para tornar a máquina mais leve.

As  duas equipes de wheeling  de Dom Eliseu são acostumadas a se apresentar em datas especiais para uma considerável platéia na cidade, participando de apresentações nos municípios circunvizinhos, porém ainda há a dificuldade para executar os treinamentos, e até bem pouco tempo os jovens viviam sendo perseguidos pela polícia, pois eles ocupavam espaços inadequados para treinar. “Agora nós conseguimos que a prefeitura liberasse um local específico pra gente treinar”, disse Val referindo-se a um quadrilátero com piso de concreto com cerca de 300 mts quadrado na área do ginásio de esportes onde antes era montada e feira agropecuária.        

Os jovens se reúnem para treinar todos os dias a partir das 17:00 horas,  momento que eles também testam novas regulagens nas motos e trocam idéias sobre formas diferentes de executar manobras conhecidas. Os treinos contam sempre com uma platéia de adolescentes com bicicletas, e que possivelmente serão os futuros praticantes de wheeling.



- O QUE É WHEELING ? -

Não se sabe muito bem como começou, mas, hoje com a facilidade encontrada para uma pessoa ter uma moto,  o Wheeling é um das atividades sobre motos   preferidas  dos  jovens, e preocupação de muitas mães e das autoridades. Em Dom Eliseu dois grupos reúnem jovens que ocupam parte do tempo na prática do wheeling, palavra em inglês que significa algo entre  manobra e equilíbrio.

A prática consiste em uma  disputa entre   pilotos de motos  para ver quem consegue manter sua moto por mais tempo em uma posição que não seja com as duas rodas no chão, aliando potencia e performance da máquina com  a força e capacidade de equilíbrio do piloto,  e ao mesmo tempo que  executam  manobras com a moto em movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITA LEGAL