# GAROTOS, BOLA E CAMPO PRECÁRIO #

No campo improvisado eles se divertem na inocência

Com de 50 milhões de reais por ano
a prefeitura não consegue
proporcionar condições dignas de esporte
e lazer para as crianças de Dom Eliseu

WALQUER CARNEIRO


Percorrendo Dom Eliseu na tarde de segunda-feira me deparei com uma cena corriqueira em todo Brasil. O clássico grupo de adolescentes jogando bola em um terreno baldio localizado na esquina da Rua Leopoldo Cunha com a Rua Paraná, no Bairro da Chinesa, divisa com o Bairro Jardim América. Eu passei observando os garotos e refletindo: “A oitava economia do mundo, o Brasil ainda apresenta triste desigualdade social pelo simples fato de que a riqueza deste país é mal distribuída”. Pensei eu seguindo o meu caminho, quando escutei um deles gritar “Oh fala cidadão !!! Referindo-se ao programa que faço na rádio. 

Dei meia volta e fui falar com eles para saber o que eles queriam comigo, eles me disseram que escutavam sempre o programa fala cidadão e então eu resolvi conversar com eles e tirar uma fotos. 

Um grupo de oito meninos, na idade entre 10 a 14 anos, moradores dos Bairros Tropical, Jardim América e Chinesa, e estavam treinando para um campeonato de futebol que será organizado pela igreja Nipo Brasileira em janeiro. 

Não era para esses garotos estarem treinando sem a devida orientação. Pois o governo municipal tem por obrigação oferecer condições reais para que esses garotos tenham um local ideal para a prática de esportes. 

Eu digo sem medo de errar que recursos para isso o município tem só que não há interesse aos gestores em direcionar para as áreas sociais.



Vejam, Dom Eliseu recebe do governo federal mais de 5 milhões de reais por mês e mais investimento. Só no ano de 2012 foi repassado ao município 50 milhões de reais. Fora os convênios de obras que são executadas no município. 

O Fundo de Participação dos Municípios – FPM repassado durante o ano de 2012 para Dom Eliseu foram de R$ - 11.095.850,95 

Para a área de Desporto e Lazer, Implantação e Modernização de Infraestrutura para Esporte Educacional, Recreativo e de Lazer Infraestrutura para Esporte Recreativo e de Lazer foram repassados R$ - 56.784,00 durante o ano de 2012. 

Sem contar que a arrecadação de tributos municipais gira em torno de 350 mil reais por mês, sendo que desse montante poderia muito bem R$ - 50 mil por mês ser direcionado para a área de apoio aos garotos que jogam futebol nos campos precários. Um governo realmente comprometido com a questão da infância e adolescência faria isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITA LEGAL