LEONARDO BOFF CRISTÃO REVOLUCIONÁRIO

Pensando o Brasil e causando controvérsias 

Leonardo Boff é um homem em desacordo 
com o seu tempo porque a sua visão de 
mundo vai muito além do que está estabelecido, 
Ele olha para onde Cristo indicou.

WALQUER CARNEIRO

                                                            
De acordo com a enciclopédia virtual Leonardo Boff, é pseudônimo de Genézio Darci Boff (Concórdia, 14 de dezembro de1938), é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. É respeitado pela sua história de defesa pelas causas sociais e atualmente debate também questões ambientais.

Seus questionamentos a respeito da hierarquia da Igreja, expressos no livro Igreja, Carisma e Poder, renderam-lhe um processo junto à Congregação para a Doutrina da Fé, então sob a direção de Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI. Em 1985, foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso".

Sua reflexão teológica abrange os campos da Ética, Ecologia e da Espiritualidade, além de assessorar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e movimentos sociais como o MST. Trabalha também no campo do ecumenismo. (Informações Wikkpedia)


A preocupação principal de Leonardo Boff como teólogo e filósofo é com a interatividade dos seres humanos com a terra sobre a influência metafisica que desde a eternidade afeta os indivíduos e o planeta. Seus pensamentos e reflexões são tão profundos que levam à dificuldade de entendimento pela maioria das pessoas que entram em contato com seus textos.


Vejam a baixo um pequeno exemplo do pensamento deste homem que sente e interage com o todo como nenhuma outra pessoa neste país.
"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente. (...)
(...) Vamos rir, chorar e aprender. Aprender especialmente como casar Céu e Terra, vale dizer, como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência opaca dos dias com a transcendência radiosa do espírito, a vida na plena liberdade com a morte simbolizada como um unir-se com os ancestrais, a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade. E, ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, como uma grande família, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEFICIÊNCIA COGNITIVA AFETA DIRETAMENTE COMO AS PESSOAS LIDAM COM AS INFORMAÇÕES QUE RECEBEM

Os dados mais recentes do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), de 2024, revelam uma realidade preocupante: 29% dos brasileiros são ana...