PORQUE FOI FEITA A PESQUISA

Silon não aceita resultado da pesquisa

A liderança do PSDB em
Dom Eliseu descarta qualquer
possibilidade de aliança  
política com o PT local

WALQUER CARNEIRO 

A pesquisa da Vitu Análise e Estratégia sobre o comportamento e tendência e intenção de voto do eleitor de Dom Eliseu foi realizada por uma decisão de lideranças políticas do  PT, que tem como liderança principal o empresário Gaston Seviero,   e o PSDB, que tem como liderança principal o empresário Silon da Gama, e que desde março estavam conversando sobre a possibilidade de união dos dois grupos para disputar a eleição 2012 contra o prefeito Joaquim Nogueira, porém os grupos (PT e PSDB)  divergiam quanto ao nome que viria como candidato e prefeito e a vice em 2012, e por isso  foi decidido que seria feita uma pesquisa de opinião pública por uma empresa conceituada nacionalmente.  Essa pesquisa mostraria qual dos dois pré-candidatos seria o   mais bem cotado,  e aquele com a maior porcentagem de intenção de votos seria o candidato  a prefeito.


Tanto o grupo do PT quanto  o grupo do PSDB têm como adversário políticos histórico o grupo do PMDB, do qual faz parte o atual prefeito  Joaquim Nogueira, que vem se fortalecendo, apesar da tentativa de cassação de mandato que o prefeito sofreu da parte do PSDB de Dom Eliseu,  (Silon da Gama), além de que Joaquim vem recebendo pesada oposição por parte do PT local (Gaston Seviero), ambos têm como adversário comum o atual prefeito e por isso se cogitava a união dos dois partido (PT e PSDB).


Todos os trâmites para a contratação da empresa que efetuou a pesquisa foram aprovados e acompanhados por membros dos dois partidos escolhidos em uma reunião conjunta. O grupo também aprovou o nome do Pastor Elias Martins para a contratação da empresa da pesquisa. A primeira empresa a ser cogitada foi o tradicional IBOP, no entanto foi  descartada  por haver denúncias de que a empresa tenha cometidos fraudes  em pesquisas,  e aqui no Pará a empresa não é confiável.


Outras empresas foram procuradas, todavia as mais conhecidas estavam com a agenda completa até o final do mês, e já que a data limite escolhida pelo grupo para que o resultado da pesquisa fosse revelado era no máximo até o dia 15 de junho decidiu-se, de comum acordo entre as lideranças dos dois partidos,  por procurar uma empresa menos conhecida, porém confiável, no caso a Vitu Análise e Estratégia a única que garantiu entregar o resultado no dia 15 de junho.


A pesquisa onde o eleitor responde de forma espontânea em quem ele vai votar apresentou um resultado positivo para o Gaston que está quatro pontos percentuais a frente do Silon, e dois a frente do Joaquim, sendo que o percentual de indecisos é de 24%. O resultado da pesquisa não foi aceito por Silon, pois de acordo com ele não havia a menor possibilidade do Gaston estar a frente na pesquisa, além de que as lideranças do  PSDB não aceitam o Silon  como candidato a vice na chapa do Gaston.

Um comentário:

  1. Silon, faça igual o Gaston, o que faz subir o percentual da pesquisa é tijolo e cimento.
    O percentual dele está crescendo o tanto quanto uma certa construção perto do mercado.

    ResponderExcluir

EDITA LEGAL