CHINA, BAMBU E ARTE

Centro cultural de bambu no Vietnã ganha prêmio internacional

Produto natural e de uso
popular na Ásia é utilizado
como suporte para a
prática artística arquitetônica

FONTE - PORTAL VERMELHO E CICLOVIVO

 
A província de Vinh Phuc, no Vietnã, criou um centro cultural em forma de asa feito somente de bambu. O objetivo do trabalho é explorar as oportunidades na área de projetos feitos apenas com o material. A estrutura rendeu em 2011, o Prêmio Internacional de Arquitetura organizado pelo Chicago Athenauem: Museum of Architecture and Design, nos Estados Unidos.

O local onde foi construído o centro cultural está localizado nas proximidades de Hanoi e é cercado por natureza, lagoa e vegetação. A estrutura em formato de asas, segundo os idealizadores do projeto, faz com que o ar circule dentro do edifício, o que consequetemente ajuda na melhoria das condições ambientais e evita a utilização de ar condicionado.


 
O espaço será utilizado para desfiles de moda, programas musicais, assembléias e seminários.

Muitos países, particularmente os Asiáticos, vêm tentando desenvolver suas economias para permanecerem no mundo competitivo atual. Suas condições econômicas estão melhorando rápidamente, mas também levando à destruição do meio ambiente.

Agora é o momento de reavaliar o valor dos recursos naturais e, entre tantos, um dos mais fáceis de ser obtido é o bambu. A planta cresce rapidamente e é encontrada em todo o planeta. Sua capacidade de uso pode levar a população mundial a viver em um ambiente mais sustentável.

A estrutura excepcional, voando sobre o céu, como asas de pássaro, faz com que seja possível entender a existência de um grande espaço livre sem nenhuma coluna.


O MATERIAL

O bambu, além de ser abundante na região, cresce rápido e segundo os especialistas não há dúvidas quanto ao seu uso eficiente, que contribui para a melhoria do meio ambiente, já que o material substitui a emprego de aço e madeira na obra.

A utilização do material na construção foi utilizada não apenas como um material de acabamento, mas também como um material estrutural. Para os responsáveis da obra, o projeto auxilia na introdução de um novo desenvolvimento com novos recursos disponíveis na natureza.

O objetivo principal deste trabalho é explorar as oportunidades na área de projetos estruturais feitos somente com bambu. O local está rodeado por natureza: lagoa e vegetação. Na obra, o bambu é usado não apenas como um material de acabamento, mas também como uma substância estrutural, ou seja, é uma construção de bambu pura. Nenhum material de aço ou outros de madeira foram utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITA LEGAL