CHINA, BAMBU E ARTE

Centro cultural de bambu no Vietnã ganha prêmio internacional

Produto natural e de uso
popular na Ásia é utilizado
como suporte para a
prática artística arquitetônica

FONTE - PORTAL VERMELHO E CICLOVIVO

 
A província de Vinh Phuc, no Vietnã, criou um centro cultural em forma de asa feito somente de bambu. O objetivo do trabalho é explorar as oportunidades na área de projetos feitos apenas com o material. A estrutura rendeu em 2011, o Prêmio Internacional de Arquitetura organizado pelo Chicago Athenauem: Museum of Architecture and Design, nos Estados Unidos.

O local onde foi construído o centro cultural está localizado nas proximidades de Hanoi e é cercado por natureza, lagoa e vegetação. A estrutura em formato de asas, segundo os idealizadores do projeto, faz com que o ar circule dentro do edifício, o que consequetemente ajuda na melhoria das condições ambientais e evita a utilização de ar condicionado.


 
O espaço será utilizado para desfiles de moda, programas musicais, assembléias e seminários.

Muitos países, particularmente os Asiáticos, vêm tentando desenvolver suas economias para permanecerem no mundo competitivo atual. Suas condições econômicas estão melhorando rápidamente, mas também levando à destruição do meio ambiente.

Agora é o momento de reavaliar o valor dos recursos naturais e, entre tantos, um dos mais fáceis de ser obtido é o bambu. A planta cresce rapidamente e é encontrada em todo o planeta. Sua capacidade de uso pode levar a população mundial a viver em um ambiente mais sustentável.

A estrutura excepcional, voando sobre o céu, como asas de pássaro, faz com que seja possível entender a existência de um grande espaço livre sem nenhuma coluna.


O MATERIAL

O bambu, além de ser abundante na região, cresce rápido e segundo os especialistas não há dúvidas quanto ao seu uso eficiente, que contribui para a melhoria do meio ambiente, já que o material substitui a emprego de aço e madeira na obra.

A utilização do material na construção foi utilizada não apenas como um material de acabamento, mas também como um material estrutural. Para os responsáveis da obra, o projeto auxilia na introdução de um novo desenvolvimento com novos recursos disponíveis na natureza.

O objetivo principal deste trabalho é explorar as oportunidades na área de projetos estruturais feitos somente com bambu. O local está rodeado por natureza: lagoa e vegetação. Na obra, o bambu é usado não apenas como um material de acabamento, mas também como uma substância estrutural, ou seja, é uma construção de bambu pura. Nenhum material de aço ou outros de madeira foram utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEFICIÊNCIA COGNITIVA AFETA DIRETAMENTE COMO AS PESSOAS LIDAM COM AS INFORMAÇÕES QUE RECEBEM

Os dados mais recentes do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), de 2024, revelam uma realidade preocupante: 29% dos brasileiros são ana...