quarta-feira, 19 de outubro de 2011

RANKING DOS POLÍTICOS CASSADOS

Ranking dos partidos com mais  políticos cassados nos últimos dez anos

No cenário político brasileiro
existem partidos que
são mais e partidos que
são menos corruptos

WALQUER CARNEIRO

A corrupção na política existe em todos os lugares do planeta, todavia há países em  que os casos de corrupção são constatados em menor escala, primeiro por uma questão cultural e segundo porque o sistema judiciário aplica a lei e pune realmente.

A corrupção na política não é novidades no Brasil, e o alto grau de corrupção é por causa da cultura nacional,   mas nós precisamos saber quais são os partidos que mais tiveram membros cassados por cometer irregularidades.

A categoria política campeã de cassações foi a dos prefeitos, seguido dos vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores e governadores, os casos aqui relatados foram registrados entre 2000 e 2007.

É preocupante quando vemos que é nos municípios onde está a maior quantidade de casos e punições de corrupção.  

Do total de 623 cassações registradas, quatro são de governadores e vice-governadores (Flamarion Portela, de Roraima, e Cássio Cunha Lima, da Paraíba, este último mantido ainda no cargo por força de liminar do TSE), seis são senadores e suplentes (entre eles João Capiberibe, do Amapá, e Expedito Júnior, de Rondônia), oito deputados federais, 13 deputados estaduais, 508 prefeitos e vice-prefeitos, além de 84 vereadores.


RANKING DOS PARTIDOS COM MAIS MEMBROS CASSADOS POR CORRUPÇÃO

1º - DEM.............69 cassados – 20,4% dos casos

2º - PMDB...........66 cassados –19,5% dos casos

3º - PSDB............58 cassados -  17,1% dos casos

4º - PP..................26 cassados -    7,7% dos casos

5º - PTB...............24 cassados -    7,1% dos casos

6º - PDT...............23 cassados -    6,8% dos casos

O ranking é formado por 21 partidos,  e o PT aparece em décimo lugar, com 10 membros cassados, sendo 2,9% dos casos.

Não podemos esquecer que a corrupção na política está intimamente ligada ao setor privado na figura de empresas e grandes corporações que são os corruptores, esses que fomentam a corrupção na atividade do político corrupto.

As informações para montar o ranking dos partidos com o maior número políticos cassados  foram coletadas nos sites dos TREs nos estados e no TSE, e foram  formatadas pelo site G1  ( CLIQUE AQUI ) e nos dão uma visão clara e real da situação dos partidos políticos brasileiros.

Um comentário:

  1. Onde esta a lista de nomes? Só citar o Partido é muito vago.

    ResponderExcluir