MAIS VAGAS PARA VEREADORES EM DOM ELISEU

Três assuntos na pauta de reunião na câmara de vereadores no dia 13


Aumento das vagas para vereadores,
nome do posto de saúde de Vila Ligação
e Projeto Carroceiro foram debatidos
na reunião ordinária da câmara

WALQUER CARNEIRO


Na reunião de vereadores desta terça-feira, dia 13, apenas cinco vereadores registraram presença, sendo eles: Givanildo Alves, Claudia Machvesk, Genilson Cavalcante, Daniel Andrade e Zé Pedro. Os faltosos foram: Jefferson Deprá, Cinélia, Irmão Chagas  e Antonio Silva.

O vereador Zé Pedro apresentou uma solicitação para que o executivo municipal batize  o posto de saúde de Vila Ligação com o nome de dona  Dalila  Alves da Silva, mãe do senhor Joaquim Mineiro, família tradicional de Vila Ligação. Dona Dalila foi uma das mais antigas parteiras da região. “Dona Dalila deu uma considerável contribuição para a comunidade de Vila Ligação, eu achei por bem solicitar esta homenagem a ela”, esclareceu o vereador. O Posto de Saúde ficará denominado da seguinte forma: Unidade de Saúde da Família Dalila Alves da Silva, e de acordo com Zé Pedro a proposta já tem o apoio de um número suficiente de vereadores para ser aprovada.  

O vereador Zé Pedro falou também sobre a importância do Projeto Carroceiro,  realizado em Dom Eliseu com o apoio do vereador, que juntamente com o secretário de agricultura Adálio Junior, no inicio do mês de agosto,  intercederam junto à reitoria da Universidade Federal  Rural  da Amazônia para que pudesse valer a vontade da estudante de medicina veterinária Marciene Oliveira, que é de Dom Eliseu, em trazer o projeto para o município. 

MAIS  VAGAS PARA VEREADORES


Outro assunto abordado na tribuna da câmara nesta terça-feira foi o projeto 006/CMV que prevê o aumento do número de vagas para vereadores para a câmara de Dom Eliseu para a próxima legislatura. A proposta foi colocada pelo vereador Daniel Andrade na sessão do dia 6, no entanto o presidente da mesa diretora, Jefferson Deprá,  enviou o projeto para ser analisado pelas comissões. O projeto teria que ser posto em primeira votação neste dia 13, porém o não comparecimento de três vereadores impediu a realização da votação. “Pela complexidade da proposta do projeto a matéria tem que votada por no mínimo dois terços dos vereadores, em duas sessões para garantir o amplo debate”, explicou Daniel.

Por esse motivo a primeira votação e discussão do projeto 006 foram  marcadas para quinta-feira, dia 15, em sessão extraordinária.

Pela decisão do Congresso Nacional as câmaras de vereadores de  municípios com as características de Dom Eliseu podem ter até quinze vereadores, porém por causa do orçamento o vereador Daniel propôs 13 vagas, no entanto o vereador Zé Pedro foi ainda mais contido e recomendou que fosse 11, todavia a maioria optou por 13 vagas. 

VEREADORA CLAUDIA QUER ANALISAR CONTAS DO EXECUTIVO

A vereadora Claudia Machevesk foi a tribuna registrar a sua indignação com a falta de compromisso de seus pares em não acompanhá-la na missão de exigir que o executivo municipal envie para a câmara os documentos referentes a prestação de contas das atividades administrativas nas últimos três anos. Ela foi taxativa ao afirmar que está decepcionada com a forma com que a câmara de vereadores vêm agindo diante de uma questão tão séria quanto essa, pois já foi aprovado um requerimento naquela casa de leis solicitando que o executivo enviasse a documentação porém o requerimento não foi atendido. “Já estamos no terceiro ano de mandato, e desta forma fica difícil de nós fazermos o nosso papel, que é fiscalizar o dinheiro público se não temos acesso a todos os documentos que precisamos”, explicou a  vereadora.

De acordo com informações a secretaria executiva da prefeitura de Dom Eliseu  enviou a prestação de contas para o Tribunal de Contas do Estado (TCE),  e no devido prazo aquela instituição irá despachar os documentos para os vereadores,  e por isso a vereadora Claudia pretende formar uma comissão para ir até Belém para verificar as contas municipais. 

4 comentários:

  1. nove ja e muito imagine 13 serao 4 diarias a mais por que vereadores so querem saber de diarias e mais nada 1pensam em dinheiro depois em dinheiro por ultimo como ganhar dinheiro facil ainda bem que 2012 tair vamos votar em quem tem compromisso com o povo e nao so com seu bolso

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que ainda estamos presos na política do pão e circo...
    E cismo meu amigo que assim havemos de continua.

    ResponderExcluir
  3. Parece que Dom elizeu so tem 1 ou 2 vereadores porque nen a prestação de contas de executivo eles nunca tiveram assenso, emaginen como esta sendo fiscalizado o dinheiro publico em nosso municipio. vai em frente vereadora e não se deixe corroper pelos outros corruptos....

    ResponderExcluir
  4. quero aquí dizer que fui uma eletora da vereadora claudia nesta nuca mais eu voto nem que seja a única candidata por é uma cobra venenosa em forma de gente depois que ganhou abandonou todos os que lhe o elegeram é a mais corrúta de todos os vereadores de dom eliseu-pa

    ResponderExcluir

EDITA LEGAL