Revista Veja não respeita os princípios democráticos
A revista que tinha tudo para
ser o informativo semanal mais
respeitado do Brasil agora
pratica o jornalismo mafioso
WALQUER CARNEIRO
A imprensa livre é um dos princípios para a manutenção da democracia, além de que a verdade e honestidade junto com a imparcialidade é o que faz um meio de comunicação ser emissor dos reflexos de fatos que acontecem no cotidiano de uma sociedade, isso, dito, em tese e na teoria, porque na prática diversos fatores contribuem para o desvirtuamento de um jornalismo isento, contudo quando um meio de comunicação com abrangência nacional é usado para jogar lama em determinado indivíduo ou grupo político temos que tomar cuidado.
O Brasil ainda não conta com um grupo de comunicação que abranja todo o país praticando uma imprensa republicana e que leia a nação sem o viés político, econômico e ideológico, a exemplo da França, Inglaterra, Alemanha entre outros.
Alguém aí pode dizer: A TV Globo e a Revista Veja cumprem esse papel ! Todavia se fizermos uma leitura mais atenta desses dois meio de comunicação, nos últimos oito anos, iremos constatar que tanto a Globo quanto o Veja estão a serviço de uma bandeira partidária e ideológica e o jornalismo que praticam não tem o fito de informar, mas sim tentar desmoralizar o grupo partidário do qual ela não compactua e que está no poder a oito anos e dez meses.
Ilustrando bem o que eu quero dizer um episódio recente mostra o grau de imoralidade a que chegou a revista Veja. Pois no dia 24 um repórter da revista utilizou de estratégia de delinquentes para tentar bisbilhotar a vida do ex-deputado José Dirceu. O repórter tentou invadir o quarto que Dirceu tem reservado em um hotel de Brasília. O caso foi registrado na delegacia.
Não podemos esquecer que os dois meios de comunicação citados têm muito poder e abrangência nacional, e por isso têm que tomar muito cuidado na forma que conduz seu perfil editorial e na abordagem de suas matérias jornalísticas, e não podem se dar ao luxo de partidarizar sua editoria, pois assim corre o risco de perderem o pouco de credibilidade que ainda lhes resta. Eu por meu lado já não assisto mais a Globo e nem leio mais a Veja, porque na realidade promovem um grande desserviço à nação.
Dois fatos chamam a atenção, hoje, na linha editorial da veja e da globo. Pois para esses meios de comunicação a corrupção foi criada de oito anos para cá, e que apenas o PT e o aliados do governo cometem corrupção, enquanto irregularidades são cometidas por politicos do PSDB e DEM e a revista e a TV fazem vista grossa. Isso é mais fina representação do porcaliso opurtunista, e o pior é que esses dois meios de comunicação não têm a coragem de tornar pública as suas preferências partidáriias e ideológicas.
ResponderExcluir