Comunidade realiza experiência com piscicultura


Pela primeira vez a comunidade
realizou a experiência com
criação de peixes para fins
comerciais com a espécie tilápia

WALQUER CARNEIRO

Um grupo de seis pessoas da Comunidade do Projeto Casulo, no município de Dom Eliseu, que congrega 25 famílias com o objetivo de efetuarem atividades agrícolas coletiva, está desenvolvendo o programa de criação de peixes no método de confinamento. A experiência começou há cerca de 12 meses quando o secretário municipal de agricultura de Dom Eliseu iniciou o trabalho de implantação do programa aproveitando uma nascente de água no interior da área em que está localizada a Comunidade do Projeto Casulo.

No pequeno curso d’água foi construída uma barragem, e simultaneamente, as pessoas envolvidas no processo, que na época era em torno de doze,  sem nenhum conhecimento sobre criação de peixes  para a pratica de piscicultura,  receberam orientações técnicas da Emater  capacitando o grupo. Todo o programa teve o apoio da prefeitura municipal de Dom Eliseu através da  parceria  da secretaria municipal de agricultura e da Emater.

O primeiro lote de alevinos (filhotes de peixes) foram colocados na represa no mês de março deste ano, e foram criados em gaiolas e quando alcançaram o tamanho ideal foram soltos na represa, na sexta-feira (10) foi realizada a primeira despescagem, e de acordo com Conceição Maria, coordenadora do grupo de pesca a primeira coleta de peixe foi um dia especial, momento em que todos aqueles que perseveraram na tarefa colheram os lucros do trabalho de nove meses. “A batalha nos últimos meses não foi fácil, mas chegamos até aqui e pretendemos continuar com a criação de peixe, e os peixes que foram retirados serão vendidos e o lucro aplicado na continuidade do programa”, disse a coordenadora.

Na continuidade do programa de criação de peixes da Comunidade do Projeto Casulo os recursos obtidos com a comercialização dos peixes serão utilizados para a aquisição de mais alevinos, ração e novas gaiolas, sendo será inserido a espécie de tambaqui. De acordo com informações da secretaria de agricultura já está sendo elaborado um projeto para a produção de alevinos para suprir a demanda dos criadores de peixe da região.
O propósito do Projeto Casulo é reunir famílias oriundas da zona rural e que vivem no entorno da cidade sem perspectiva de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITA LEGAL