O FASCISMO, UMA ANÁLISE SUB LETRADA

Uma tentativa sub letrada para tentar explicar o fascismo

Todo movimento de massa moderno
envolve ideologia e disputa de classes,
o fascismo está inseridos no
caldeirão de formação da civilização

Walquer Carneiro


Não se explica o fascismo com apenas uma frase ou mesmo um parágrafo, pois o fascismo é um comportamento social complexo que une pensamento de classe, conceitos metafísicos e  filosóficos,  econômicos e políticos praticados por um grupo ideológico  portador de   deficiência cognitiva, fundamentalismo e ignorância.   

O fascismo, mesmo entre seus líderes, ideólogos e intelectuais,  só prospera em grupos  onde se estabelece um profundo nível de ignorância a respeitos dos conceitos primários para a sustentação da sociedade. Nesse caso o  nível elevado de escolaridade não é condição básica para que o sujeito possa ter uma compreensão adequada e correta desses conceitos primários que em primeiro plano está posto o respeito. O fascista não nutre o menor respeito por tudo o que ele acredita não ser do seu gosto, tanto no coletivo como no individual.

O fascismo é sempre de cunho conservador movido essencialmente pelas reminiscências dos instintos primitivos,  cujos desejos partem do princípio da não aceitação dos avanços da civilização e a proteção daquilo que o fascista julga ser seu a partir de um julgamento individualista.  

Assim o fascismo teve a sua mais perfeita tradução em movimentos de massa na Espanha, Itália e Alemanha no século vinte, entre os anos vinte e quarenta, momento que o fascismo prosperou levando toda a população junto numa guerra.

Grupos ideologicamente  fascistas  são sempre minoria numa sociedade, e por isso como todo movimento de massa o fascismo  necessita de agregar adeptos,  e para isso usam uma série de  argumentos populistas e sensacionalistas como, por exemplo, corrupção, violência, questões morais aliados ao fundamentalismo, e nessas condições, hoje, no mundo todo há uma retomada dos movimentos fascistas facilitados justamente pela disseminação descontrolada da ignorância entre a população.  

PENA DE MORTE SEM JULGAMENTO
“Em São Paulo, no dia 20 de novembro, um homem mata a tiros uma mulher que perambula na rua pelo fato de estar pedindo dinheiro. Esse é o mais claro exemplo de fascismo de plano pensado e de cunho ideológico. Na brutalidade e na violência elimina-se o sujeito que por algum motivo lhe incomoda. Esse não é um caso isolado, é apenas um entre tantos outros casos de extrema intolerância  acontecido recentemente.”  


O fascismo é uma condição latente nas sensações mais primitivas do ser humano que a civilização vem tentando domar  desde os tempos do estabelecimento do código de Hamurabi, há milhares de anos passados. O fascismo é uma reação a esse civilizamento da raça humana que cria convenções e regras para conter os ímpetos dos instintos primitivos, como por exemplo, o  de proteger de qualquer forma o necessário para a sobrevivência. Hoje,  na pós modernidade, a exemplo dos primeiros anos da modernidade, a partir da metade do século dezenove, estão se reorganizando grupos  de indivíduos conservadores que preferem fazer uso de leis dos tempo primitivos de olho por olho e dente por dente, e  que por ignorância pura se sentem ofendidos quando, por exemplo, uma mulher miserável da rua  pede insistentemente dinheiro; o sujeito se sentindo ofendido opta por se livrar definitivamente daquela pessoa tirando-lhe a vida, com justificativa de a estava querendo tirar o que pertence ao agressor.

Pois bem, atitudes como essa descrita estão acontecendo com frequência nas sociedades mundo à fora, até bem pouco tempo vinham sendo contidas, mas recentemente aconteceu um aumento desse movimento  em diversos pontos do planeta, e  as instituições não estão conseguindo conter essas ações neo fascistas, e em certos países, como o Brasil, foram até eleitos governos que são idelogicamente fascistas e fomentam ações e politicas fascistas.

COMO ANULAR O FASCISMO
O fascismo impõe temor em todos os grupos de círculos acadêmicos, científicos, filosóficos e espiritualísticos. Pois não há muitos meios de combatê-los, sendo que existem duas formas: a) uma guerra; b) mobilização maciça em comunicação global mostrando o que é o fascismo e revelar as suas consequências dando o exemplo mais bem documentado que é a Segunda Guerra Mundial. O fascismo emergido na segunda guerra mundial foi gestado logo após a Primeira Guerra;  o conhecimento dessa história pela população tiraria o coletivo daquela ignorância que lhe turva o entendimento a ponto de não perceber o óbvio.    

É, não é fácil explicar o que é o fascismo nem mesmo num tratado filosófico, muito menos em meros dez parágrafos escrito por um sub letrado do terceiro mundo. Mas pra você que chegou até aqui agradeço por sua atenção dispensada, busque saber mais sobre o assunto, e se quiser comentar fique à vontade, pois tem um espaço liberado no final da página. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÕES DE UM CRISTÃO

  Eu sou cristão, de modo que no meu proceder, em meio a sociedade plural, me esforço para pautar meu comportamento de acordo com o que Jesu...